Variação Sazonal do Fitoplâncton e Parâmetros Ambientais no Canal do Rio Palmital, Baía da Babitonga, Sul do Brasil

Authors

  • Rafael Antonio Parizzi Centro de estudos do mar (CEM - UFPR)
  • José Maria Souza-Conceição
  • Luciano Lorenzi
  • Guilherme Mira
  • Mariana Oortman
  • Gabriel Conorath
  • Edinéia Bieger

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12559

Abstract

Estudos de potencial produtivo, principais grupos de fitoplâncton, variações espaço-sazonais e fatores ambientais determinantes são essenciais na elaboração de estratégias de conservação de estuários. Este trabalho teve o objetivo de analisar a variação espaço-sazonal do fitoplâncton e sua interação com os parâmetros ambientais no canal do rio Palmital (baía da Babitonga - SC). Na área de canal do rio, foram realizadas 4 campanhas (maio, agosto, novembro de 2009; e fevereiro de 2010) em três pontos. Os estratos de superfície e de fundo foram analisados quanto à composição e abundância do fitoplâncton, nutrientes dissolvidos, temperatura, salinidade e transparência. O fitoplâncton teve como componentes dominantes as diatomáceas penadas e cêntricas, seguidas por dinoflagelados e cianofíceas. As espécies Skeletonema costatum e Odontella sinensis foram as mais abundantes, principalmente no verão. Outros gêneros numericamente importantes foram Coscinodiscus, Cyclotella, Thalassionema, Navicula, Pleurosigma, Actinoptychus e Diploneis. Grande quantidade de táxons bênticos registrados neste estudo deve-se à baixa profundidade associada à circulação local. No verão, ocorreu um “bloom” de S. costatum. Correlações significativas entre as variáveis ambientais e a abundância do fitoplâncton foram observadas neste trabalho pioneiro na área do rio Palmital, o que sugere mais estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Antonio Parizzi, Centro de estudos do mar (CEM - UFPR)

Graduação em Biologia Marinha pela UNIVILLE (Universidade da região de Joinville). Atualmente realiza mestrado em sistemas costeiros e oceânicos (UFPR), com atuação na área de biogeoquímica marinha e oceanografia biológica.

Published

2014-01-02

How to Cite

Parizzi, R. A., Souza-Conceição, J. M., Lorenzi, L., Mira, G., Oortman, M., Conorath, G., & Bieger, E. (2014). Variação Sazonal do Fitoplâncton e Parâmetros Ambientais no Canal do Rio Palmital, Baía da Babitonga, Sul do Brasil. Ciência E Natura, 35(2), 41–53. https://doi.org/10.5902/2179460X12559

Issue

Section

Biology