Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função

2024-11-05

Uma pesquisa realizada no Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia-CE, destacou a eficácia do uso do software GeoGebra e de abordagens de resolução de problemas para o ensino da função quadrática. O estudo, conduzido no segundo semestre de 2022, identificou um déficit de conhecimento sobre o tema entre os alunos da 3ª série do ensino médio, conforme dados de avaliações externas, e propôs uma nova abordagem didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica e práticas em sala de aula, os educadores aplicaram o GeoGebra como ferramenta para explorar conceitos da função quadrática, visando facilitar a compreensão dos alunos.Os resultados indicaram que abordagens didáticas direcionadas contribuíram para aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a função quadrática, resultando em uma elevação nos índices do SPAECE da escola.

 

SAIBA MAIS