O ENQUADRAMENTO DA GREVE D OS PROFESSORES ESTADUAIS NAS PÁGINAS DO JORNAL ESTADO DE MINAS

Autores

  • Marta Regina Maia Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maria Aparecida Pinto Universidade Federal de Ouro Preto.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X9035

Resumo

Esse artigo mostra o enquadramento dado pelo jornal Estado de Minasà greve dos professores da rede pública estadual de Minas Gerais, em 2011.Foram avaliadas as matérias veiculadas, com o objetivo de perceber como ossujeitos que representam as fontes para as matérias são agenciados pela açãoacontecimental, bem como se articula a construção do movimento social deacordo com os quadros de referência do veículo.

El marco de la huelga de los maestros estatales en las páginas del periódico Estado de Minas

Resumen

En este trabajo se muestra el marco proporcionado por lo periódico Estado de Minas a la huelga de los maestros de las escuelas públicas estatales del estado de Minas Gerais, en 2011. Se evaluaron los artículos publicados, con el fin de entender cómo los sujetos que representan las fuentes de la materia se promocionan por la acción acontecimental así como la construcción del movimiento social se articula de acuerdo con los marcos del vehículo.

Palabras clave: acontecimiento, marco, periodismo, movimientos sociales; huelga.

 

 

 

The framework of the state teacher’s strike in the pages of the Estado de Minas newspaper

Abstract

This paper shows the framework conferred by the Estado de Minas newspaper for the strike of teachers in the state public education system of Minas Gerais, in 2011. It was evaluated the articles published, with the aim of understand how the subjects that represent the sources for the newspaper reports are agencied by the action's event, as well as the construction of the social movement articulates according to the vehicle's reference of frames.

Keywords: event; framework; journalism; social movements; strike.

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Biografia do Autor

Marta Regina Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta III do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa “Jornalismo, Narrativas e Linguagens” (CNPq). Realiza Residência pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (2013-2014).

Maria Aparecida Pinto, Universidade Federal de Ouro Preto.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional da UFOP, com o Projeto de pesquisa “O enquadramento do sujeito e dos movimentos sociais nas páginas do Jornal Estado de Minas”.

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

Maia, M. R., & Pinto, M. A. (2013). O ENQUADRAMENTO DA GREVE D OS PROFESSORES ESTADUAIS NAS PÁGINAS DO JORNAL ESTADO DE MINAS. Cadernos De Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.5902/2316882X9035

Edição

Seção

Artigos