Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons

Autores

  • Tamires Regina Zortéa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudia Herte de Moraes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X24276

Resumo

O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão. 

Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas.

 

Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los Simpsons

Resumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.
Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas.

 

Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The Simpsons

Abstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.
Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.

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Biografia do Autor

Tamires Regina Zortéa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

Cláudia Herte de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista, Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora na UFSM, campus Frederico Westphalen. Líder do Grupo de Pesquisa Midiação - Educomunicação e Meio Ambiente (CNPq-UFSM) e Membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq-UFRGS).

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Zortéa, T. R., & Moraes, C. H. de. (2018). Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons. Cadernos De Comunicação, 22(1). https://doi.org/10.5902/2316882X24276

Edição

Seção

Artigos