Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X24276Abstract
O artigo estuda as relações de poder entre professores e alunos no episódio Presidente por Acidente do seriado Os Simpsons. O objetivo foi analisar os discursos dos personagens do desenho e foi empregada a perspectiva teórico-metodológica Análise de Discurso. Como resultado é possível perceber que não foram encontradas tantas marcas discursivas de mando e obrigação quanto de controle e persuasão.
Palavras-Chave: Desenho animado; Os Simpsons; Poder; Análise de Discurso; Formações Discursivas.
Relaciones de poder entre profesores y alumnos: un análisis del discurso del episodio Presidente por Accidente de Los Simpsons
Resumen: El artículo presenta el estudio de las relaciones de poder entre profesores y alumnos en el episodio Presidente por Accidente de la serie Los Simpsons. Se analizaron los discursos de los personajes y empleada la perspectiva teórico-metodológica Análisis de Discurso. Como resultado, es posible percibir que las marcas discursivas de control y persuasión fueron más recurrentes que de mando y obligación.
Palabras clave: Dibujos animados; Los Simpsons; De potencia; Análisis del Discurso; Formaciones discursivas.
Power relations between teachers and students: an analysis of the speech of the President for Accident of The Simpsons
Abstract: The article presents the study of the power relations between teachers and students in the episode President Accident of the series The Simpsons. We analyzed the discourses of the characters and employed the theoretical-methodological perspective Discourse Analysis. As a result, it is possible to perceive that the discursive marks of control and persuasion were more recurrent than of command and obligation.
Keywords: Cartoons; The Simpsons; Power; Discourse Analysis; Discursive formations.
Downloads
Literaturhinweise
BENETTI, Marcia. Análise do discurso em jornalismo: estudo de vozes e sentidos. In:
LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. 2. ed. Petró- polis, RJ: Vozes, 2008.
LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia. Análise de discurso como método de pesquisa em comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 1987.
IRWIN, William; LOMBARDO, J. R. Os Simpsons e alusão: “o pior ensaio já escrito”. In:
SKOBLE, Aeon J.; CONARD, Mark T.; IRWIN, William. Os simpsons e a filosofia. 7. ed. São Paulo: Madras, 2007.
LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campi- nas: Pontes, 2007
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2011.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª ed. Campinas: Editora Unicamp, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991, p.54.
SKOBLE, Aeon J.; CONARD, Mark T.; IRWIN, William. Os simpsons e a filosofia. 7. ed. São Paulo: Madras, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.