As políticas do medo: o significado dos discursos da extrema-direita populista

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X64319

Parole chiave:

Políticas do medo, extrema-direita, populismo, discurso de ódio.

Abstract

Neste livro, por meio de uma perspectiva histórico-discursiva, é analisada a trajetória de partidos/políticos populistas de direita na Europa e nos Estados Unidos de 1980 a 2013, bem como suas retóricas racistas, xenofóbicas, nacionalistas e antissemitas. Nos EUA, foi estudado o Partido Republicano, mais especificamente o Tea Party – um grupo conservador formado por republicanos que defendem políticas fiscais ultraliberais e a interpretação da constituição segundo as perspectivas e os preconceitos de 1787, quando foi criada – ato que não levaria em consideração as lutas por direitos de LGBT+, negros, mulheres, judeus e outros grupos, que eram negligenciados no período. Estima-se que 10% dos norte-americanos façam parte desse movimento, segundo a autora. Na Europa, ela estuda partidos como UK Indenpendence Party (Reino Unido); British National Party (Reino Unido); Freedom Party of Austria (Austria); Front National (França); Lega Nord (Itália); Alleanza Nazionale (Itália); Five Star Movement (Itália) e Forza Italia (Itália). Mesmo estando em diferentes países, todos esses partidos são anti-imigração e defendem cortes significativos nas políticas públicas de imigração legal, assim como a superioridade de pessoas caucasianas, heterossexuais/cisgêneras e não pobres.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Igor Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom UERJ - Bolsista CAPES). Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador no Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON-UERJ).

Riferimenti bibliografici

WODAK, Ruth. The politics of fear: what right-wing populist discourses mean. London: Sage, 2015.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-10-29

Come citare

Lacerda, I. (2021). As políticas do medo: o significado dos discursos da extrema-direita populista. Cadernos De Comunicação, 25(2). https://doi.org/10.5902/2316882X64319

Fascicolo

Sezione

Resenhas