As políticas do medo: o significado dos discursos da extrema-direita populista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2316882X64319

Mots-clés :

Políticas do medo, extrema-direita, populismo, discurso de ódio.

Résumé

Neste livro, por meio de uma perspectiva histórico-discursiva, é analisada a trajetória de partidos/políticos populistas de direita na Europa e nos Estados Unidos de 1980 a 2013, bem como suas retóricas racistas, xenofóbicas, nacionalistas e antissemitas. Nos EUA, foi estudado o Partido Republicano, mais especificamente o Tea Party – um grupo conservador formado por republicanos que defendem políticas fiscais ultraliberais e a interpretação da constituição segundo as perspectivas e os preconceitos de 1787, quando foi criada – ato que não levaria em consideração as lutas por direitos de LGBT+, negros, mulheres, judeus e outros grupos, que eram negligenciados no período. Estima-se que 10% dos norte-americanos façam parte desse movimento, segundo a autora. Na Europa, ela estuda partidos como UK Indenpendence Party (Reino Unido); British National Party (Reino Unido); Freedom Party of Austria (Austria); Front National (França); Lega Nord (Itália); Alleanza Nazionale (Itália); Five Star Movement (Itália) e Forza Italia (Itália). Mesmo estando em diferentes países, todos esses partidos são anti-imigração e defendem cortes significativos nas políticas públicas de imigração legal, assim como a superioridade de pessoas caucasianas, heterossexuais/cisgêneras e não pobres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Igor Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom UERJ - Bolsista CAPES). Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador no Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON-UERJ).

Références

WODAK, Ruth. The politics of fear: what right-wing populist discourses mean. London: Sage, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-29

Comment citer

Lacerda, I. (2021). As políticas do medo: o significado dos discursos da extrema-direita populista. Cadernos De Comunicação, 25(2). https://doi.org/10.5902/2316882X64319

Numéro

Rubrique

Resenhas