YouTube, Facebook, TwitCasting e Google News: Uso de métodos digitais e big data na pesquisa em comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X63790Parole chiave:
Métodos computacionais, metodologia, pesquisa, dados massivos, comunicação e jornalismo.Abstract
Este trabalho analisa dois casos de coleta de dados utilizando métodos digitais. A primeira se centra no uso de Netvizz, Nvivo y Gephi para trabalhar com dados de Facebook, YouTube e TwitCasting; e a segunda, na utilização de um scraper bot, Microsoft Excel e Tag Cloud Generator para explorar dados da plataforma Google News. As experiências demonstram que a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação apresentam grande riqueza informativa e possibilidades de aprofundamento analítico que justificam seu uso, pese às debilidades apresentadas e cuidados necessários à coleta e análise.Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDERSON, Chris. The end of theory. Wired. Publicado em 23/06/2008. Disponível
em <https://www.wired.com/2008/06/pb-theory/>. Acesso em 15 set. 2020.
BOLLIER, David. The Promise and Peril of Big Data. Washington: The Aspen Institute, 2010. Disponível em <https://assets.aspeninstitute.org/content/uploads/files/content/docs/pubs/The_Promise_and_Peril_of_Big_Data.pdf>. Acesso em 15 set. 2020.
BOYD, Danah e CRAWFORD, Kate. Critical Questions for Big Data: Provocations for a Cultural, Technological, and Scholarly Phenomenon. Information, Communication & Society, v. 15, n. 5, p. 662-679. Taylor & Francis, 2012.
CASSIN, Barbara. Googléame, la segunda misión de los Estados Unidos. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2008.
COBOS, Tania Lucía. Medios de comunicación iberoamericanos y agregadores de noticias: análisis a las ediciones de Google News Brasil, Colombia, España, México y Portugal. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. Disponível em <https://ddd.uab.cat/record/188096> Acesso em 15 set. 2020.
DANS, Enrique. Lista de fuentes de Google News España. Enrique Dans. Publicado em 29.03.2005. Disponível em <https://www.enriquedans.com/2005/03/lista-de-fuentes-de-google-news-espana.html> Acesso em 15 set. 2020.
FANJUL, Sergio. Matemáticas. En realidad, ¿qué [...] es exactamente un algoritmo?. El País. Publicado em 24.03.2018. Disponível em <https://retina.elpais.com/retina/2018/03/22/tendencias/1521745909_941081.html> Acesso em 15 set. 2020.
HADI, Hiba Hassin, SHNAIN, Ammar Hameed, HADISHAHEED, Sarah e AHMAD, Azizahbt Haji. Big data and five V’s characteristics. International Journal of Advances in Electronics and Computer Science, v. 2, n. 1, p. 16-23. IRAJ, 2015. Disponível em <http://www.iraj.in/journal/journal_file/journal_pdf/12-105-142063747116-23.pdf>Acesso em 15 set. 2020.
HOPENHAYN, Daniel. Martin Hilbert, experto en redes digitales: “Obama y Trump usaron el Big Data para lavar cerebros”. The Clinic. Publicado em 19/01/2017. Disponível em <https://www.theclinic.cl/2017/01/19/martin-hilbert-experto-redes-digitales-obama-trump-usaron-big-data-lavar-cerebros/> Acesso em 15 set. 2020.
KING, Gary e LOWE, Will. An automated information extraction tool for international conflict data with performance as good as human coders: A rare events evaluation design. International Organization, v. 57, n. 3, p. 617-642. Cambridge Core, 2003.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis. An introduction to its methodology. 2a ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2004.
MAHRT, Merja e SCHARKOW, Michael. The Value of Big Data in Digital Media Research. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 57, n. 1, p. 20-33. Taylor & Francis, 2013.
MANOVICH, Lev. Trending: The Promises and the Challenges of Big Social Data. Em GOLD, Matthew (ed.) Debates in the Digital Humanities. Minnesota: The University of Minnesota Press, 2012.
MARR, Bernard. Big Data in Practice: How 45 Successful Companies Used Big Data Analytics to Deliver Extraordinary Results. Nueva York, NY: Wiley, 2016.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor e CUKIER, Kenneth. Big data: la revolución de los datos masivos. Madrid: Turner Publicaciones, 2013.
SOUSA, Ana Lúcia. De la calle a la red: videoactivismo en el contexto de las protestas en contra del Mundial de Fútbol en Río de Janeiro (2014). Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. Disponível em <https://ddd.uab.cat/record/188119> Acesso em 15 set. 2020.
NUTALL, Peter, SHANKAR, Avi, BEVERLAND, Michael e STALLWOTRTH, Cheryl. Mapping the Unarticulated Potential of Qualitative Research: Stepping out from the Shadow of Quantitative Studies. Journal of Advertising Research, v. 51, n. 1, p. 153-166. WARC, 2011.
PÉREZ, Carlota. Revoluciones tecnológicas y capital financiero: la dinámica de las grandes burbujas financieras y las épocas de bonanza. México DF: Siglo XXI Editores S.A de C.V., 2004.
RIEDER, Bernhard. Studying Facebook via data extraction: the Netvizz application. Annual ACM Web Science Conference, París, maio 2-4 2013, p. 346-355. New York: ACM.
ROGERS, Richard. Digital Methods. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.
ROGERS, Richard. Digital methods for Web research. Em SCOTT, Robert, BUCHMANN, Marlis e KOSSLYN, Stephen (eds.) Emerging trends in the social and behavioral sciences: An Interdisciplinary, Searchable, and Linkable Resource. Nueva York, NY: Wiley, 2015.
SCHRODT, Philip. Automated production of high-volume, near-real-time political event data. American Political Science Association 2010 Annual Meeting, Washington, setembro 2-5 2010. Disponível em <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1643761##> Acesso em 15 set. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.