¿Esthetic sem ideologia? Crítica da posição de Jacques Aumont e Michel Marie no livro L'analyse des films (1988)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X27700

Resumo

As proposições da análise de filmes são muitas e variadas, mas entre a diversidade podemos destacar duas tendências principais: um estética e outra ideológica. Embora ambas as perspectivas tendem a nutrir-se mutuamente, existem posições que separam estética da ideologia de forma taxativa. Esta é a posição de Aumont e Marie en L'analyse des films (1988), que criticamos neste artigo.

Palavras-chave: Análise de filmes; Ideologia; Jacques Aumont e Michel Marie.

¿Estética sin ideología? Crítica de la postura de Jacques Aumont y Michel Marie en L'analyse des films (1988)

Resumen: Las propuestas de análisis fílmico son muy variadas, aunque entre la diversidad tal vez podamos resaltar dos tendencias principales: una formal-estética y otra ideológica. Si bien ambas perspectivas suelen nutrirse mutuamente, existen posturas que separan taxativamente la estética de la ideología, como la asumida por Aumont y Marie en L'analyse des films (1988) que se crítica en este artículo.

Palabras clave: Análisis fílmico; Ideología; Jacques Aumont y Michel Marie.

¿Aesthetics without ideology? A critique of the position adopted by Jacques Aumont & Michel Marie in L'analyse des films (1988)

Abstract: There are many forms to analyse a film, but among the diversity we may point out two main trends: the formal-aesthetic approach and the ideological one. The two perspectives tend to nurture and be nurtured mutually, but we also can find claims for a solely aesthetic approach in film analysis. This is the stand adopted by Aumont and Marie in their book L'analyse des films (1988), which I criticise in this paper.

Keywords: Film Analysis; Ideology; Jacques Aumont and Michel Marie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Rodríguez de Austria Giménez de Aragón, A. M. (2018). ¿Esthetic sem ideologia? Crítica da posição de Jacques Aumont e Michel Marie no livro L’analyse des films (1988). Cadernos De Comunicação, 22(2). https://doi.org/10.5902/2316882X27700

Edição

Seção

Artigos