Surgimento dos audiovisuais de perfumes de luxo: os valores impressos pela marca Chanel nº5

Autores

  • Annelena Silva da Luz UFRGS
  • Juliana Petermann

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X18588

Resumo

A fragrância Chanel nº5 se tornou um dos primeiros perfumes a fazer publicidade, incialmente, em meios impressos e posteriormente, expandiu-se para o meio audiovisual, produzindo anúncios para televisão. Esse pioneirismo demonstra a importância do perfume no segmento como aquele que “abre as portas”, preconizando alguns valores que servem como referência para a comunicação dos demais perfumes de luxo no segmento mundial.

La aparición de los perfumes de lujo audiovisuales : los valores impresos por la marca Chanel No. 5

 

Resumen: La fragancia Chanel No.5 se convirtió em uno de los primeiros perfumes a hacer publicidade, inicialmente em forma impresa y luego se expandió al medio audiovisual, la producción de anúncios para la televisión. Este pioneiro demuestra la importancia del perfume em el segmento, por ser el que “abre las puertas”, recomendando algunos valores que sirven de referencia para la comunicación de otros perfumes de lujo em el segmento mudial.

 

Palabras-clave: lujo; Chanel nº5 ; audiovisual; valores de la marca

 

Appearance of audiovisual luxury perfume: the values printed by Chanel No. 5 brand

 

Abstract: Abstract: Chanel No. 5 fragrance became one of the first perfumes to advertise, initially in print and later expanded to audiovisual medium, producing ads for TV . This pioneering demonstrates the importance of the perfume as a "door opener" in the segment, recommending some values that serve as communication reference for other luxury frangancies worldwide.

 

Keywords: luxury; Chanel No. 5 ; audiovisual ; brand values

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Biografia do Autor

Annelena Silva da Luz, UFRGS

Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Linguagem e significação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aperfeiçoamento concluído pelo Programa de Educação Tutorial da Comunicação no final de 2014. Participação de iniciação científica no grupo dos estudos da análise das imagens na publicidade concluída em 2014 ministrado pela professora Dra. Juliana Petermann. Atualmente, membro do grupo de pesquisa Imaginalis da UFRGS orientado pela professora Dra. Ana Taís Portanova. Dentro da pesquisa estudo a imagem na publicidade e as relações que essas constroem como ferramenta comunicacional na sociedade, ou seja, a produção de significados e a formação do imaginário.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Luz, A. S. da, & Petermann, J. (2015). Surgimento dos audiovisuais de perfumes de luxo: os valores impressos pela marca Chanel nº5. Cadernos De Comunicação, 19(1). https://doi.org/10.5902/2316882X18588

Edição

Seção

Artigos