A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”

Autores

  • Carline Ternus UFSM
  • Juliana Petermann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X4719

Resumo

Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: como se dá a construção de um mito no slogan “Havaianas: Todo mundo usa”? Para encontrarmos uma resposta, inicialmente precisamos saber como se constrói um mito e, para isso, utilizaremos basicamente os conceitos de Barthes (1999). Partindo da hipótese de que haja um mito envolvendo o “todo mundo” precisamos buscar conceitos do “jeitinho brasileiro”, pois, o “todo mundo”, aparentemente, é o “todo mundo brasileiro”. Assim, utilizaremos, principalmente, Holanda (1995) e DaMatta (2009a e 2009b). Para analisar a história da marca Havaianas buscamos os estudos de Breunig (2006) e Serralvo (2006). A última etapa será a de testar os conceitos de construção de mito e “jeitinho brasileiro” no decorrer da história da Havaianas e, por fim, responder como se dá a construção de um mito em volta do “todo mundo” de Havaianas.

 

Havaianas history and a construction of a myth: the brazilian way that “everyone uses”

Abstract: This paper proposes to answer this question: how happens the construction of a myth at the slogan “Havaianas: Everyone uses”? It starts with a hypothesis that there are a myth involving the “everyone”, who apparently is the “everyone Brazilian”. The last part will be testing the concepts of construction of a myth and “Brazilian way” during the history of Havaianas and, lastly, answer how happens the construction of a myth around the “everyone uses” of the Havaianas.

Keywords: Mythical construction; Brazilian way; Havaianas

La historia de Havaianas y la construcción de un mito:la manera brasileña que “todo mundo usa”

Resumen: Este trabajo se propone a contestar la siguiente pregunta: como se da la construcción de un mito en el slogan “Havaianas: todo mundo usa”? Partéese de la hipótesis de que haya un mito envolviendo el “todo mundo”, que aparentemente es lo “todo mundo brasileño”. La ultima etapa será la de testear los conceptos de construcción de mito y “manera brasileña” en el pasar de la historia de Havaianas y, por fin, contestar como ocurre la construcción de un mito en vuelta del “todo mundo” de Havaianas.

Palabras Clave: Construcción mítica; manera brasileña; Havaianas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carline Ternus, UFSM

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFSM.

Juliana Petermann, UFSM

Professora da Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFSM.

Downloads

Publicado

2012-02-11

Como Citar

Ternus, C., & Petermann, J. (2012). A HISTÓRIA DE HAVAIANAS E A CONSTRUÇÃO DE UM MITO: O JEITINHO BRASILEIRO QUE “TODO MUNDO USA”. Cadernos De Comunicação, 15(2). https://doi.org/10.5902/2316882X4719

Edição

Seção

Artigos