A comunicação colaborativa como um caminho para a construção da cidade inteligente: o caso do Centro de Operações RIO

Autores

  • Marcela de Moraes Batista Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
  • Alexandre Hojda Fundação Agência Curitiba de Desenvolvimento, Curitiba, PR
  • Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X29371

Resumo

A relação da cidade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é cada vez mais frequente. Um dos exemplos brasileiros que visa, a partir disso, o aprimoramento da gestão urbana é o Centro de Operações Rio (COR). Esta pesquisa objetiva investigar de que maneira o processo de monitoramento urbano do COR traduz-se em novas oportunidades de comunicação colaborativa, e de que maneira isso é capaz de alcançar o cidadão.
Palavras Chave: Centro de Operações Rio; Cidade Inteligente; Comunicação colaborativa; Rio de Janeiro.

 

La comunicación colaborativa como un camino para la construcción de la ciudad inteligente: el caso del Centro de Operaciones RIO

Resumen: La relación de la ciudad con las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) es cada vez más frecuente. Uno de los ejemplos brasileños que pretende, a partir de eso, el perfeccionamiento de la gestión urbana es el Centro de Operaciones Río (COR). Este texto tiene como objetivo investigar de qué manera el proceso de monitoreo urbano del COR se traduce en nuevas oportunidades de comunicación colaborativa, y de qué manera eso es capaz de alcanzar al ciudadano.
Palabras-clave: Centro de Operaciones Río; Ciudad inteligente; Comunicación colaborativa; Rio de Janeiro

 

Collaborative communication as a way to build a smart city: The Centro de Operações RIO case.

Abstract: The relationship between the city and the Information and Communication Technologies (ICT) is becoming more frequent. One of the Brazilian examples of the improvement of urban management is Rio Operation Center (in Portuguese is Centro de Operações Rio) (COR). This research aims to investigate how the process of urban monitoring of the COR translates into new opportunities for collaborative communication, and in what way this is able to reach the citizen.
Keywords: Centro de Operações Rio; Smart Cities, Collaborative communication; Rio de Janeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Administradora e mestre em Administração. Pesquisa sobre as relações de poder nas smart cities e seus impactos e consequências da inserção na vida urbana e na sociedade.

Alexandre Hojda, Fundação Agência Curitiba de Desenvolvimento, Curitiba, PR

Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Gestor estratégico na Fundação Agência Curitiba de Desenvolvimento. Economista e mestre em Economia. Pesquisador na área de smart cities e Centros de Comando e Controle urbanos (CCCs).

Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Arquiteta e urbanista e mestre em Gestão Urbana. Pesquisadora na área de  smart cities e dinâmicas urbanas alteradas pela presença das tecnologias, e também na área de EaD.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Batista, M. de M., Hojda, A., & Fariniuk, T. M. D. (2018). A comunicação colaborativa como um caminho para a construção da cidade inteligente: o caso do Centro de Operações RIO. Cadernos De Comunicação, 22(2). https://doi.org/10.5902/2316882X29371

Edição

Seção

Artigos