Crisis: evento inminente con gran potencial transformador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X41140

Palabras clave:

crisis, aprendizaje organizacional, relaciones públicas

Resumen

El artículo aborda la crisis como un evento inminente, de gran impacto en contextos organizacionales y figuras públicas y celebridades. Tiene como objetivos proponer la comprensión de la crisis como una de las etapas del proceso de cooperación-conflicto y contribuir a la comprensión de las crisis como eventos inevitables, que tienen una gran capacidad de generar aprendizaje para todos los actores involucrados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Karin Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora e pesquisadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Graduada em Relações Públicas pela UNISC. Responsável pelas disciplinas de Laboratório de Gestão de Crise e Comunicação de Risco; Planejamento Estratégico de Relações Públicas; e Análise e Avaliação de Resultados em Comunicação.

Citas

COHEN, Anne. How To Manage A Celebrity Crisis In A Post-Weinstein World. MSN Entertainment, August, 2019. Disponível em: <https://www.refinery29.com/en-us/2017/12/182774/pr-crisis-celebrity-publicists-hollywood-scandals>. Acesso em: 11 nov. 2019.

DECODE RESEARCH AND ANALYTICS. Caso Neymar no digital. Decode Brasil Fan Page, 2019. Disponível em: <https://www.facebook.com/decode.buzz/posts/698591757240656?comment_id=700622830370882&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R%22%7D>. Acesso em: 14 nov. 2019, 16:26:32.

DELOITTE. Inteligência em gestão de riscos e antecipação a crises: a estrutura e as práticas de prontidão das organizações. Deloitte Brasil, 2015. Disponível em: < https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/risk/Gest%C3%A3oRiscos2015.pdf> Acesso em: 11 de nov. de 2019.

DORNELLES, Souvenir Maria G. Planos de Prevenção para Gerenciamento de crises de opinião pública. In:____ (org.). Relações Públicas: planejamento e comunicação. Porto Alegre, RS: Edipucrs, 2012. cap.5, p.65-81.

FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRESSLER, Rodrigo Adonai. Crises no mercado cinematográfico de Hollywood: uma análise do posicionamento de figuras públicas. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Originalmente apresentada como monografia de graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/193030>. Acesso em: 14 nov. 2019.

PMI BRIGHTLINE. Project Management Institute Brightline Initiative. Learning from crisis mode: implications for better strategy implementation. PMI: Newton Square, USA, 2018.

SHINYASHIKI, R.T.; FISCHER, R.M.; SHINYASHIKI, G. A importância de um sistema integrado de ações na gestão de crises. Revista Organicom, ano 4, n. 6, 1º sem. 2007, p. 149-159.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995.

VEYRET, Yvette (org.). Os riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2015.

Publicado

2021-01-04

Cómo citar

Nunes, A. K. (2021). Crisis: evento inminente con gran potencial transformador. Cadernos De Comunicação, 24(3). https://doi.org/10.5902/2316882X41140

Número

Sección

Artigos