INTERAÇÃO EM ANÚNCIOS PREMIADOS – A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE NA IMAGEM

Autores

  • Annelena Silva da Luz UFSM
  • Juliana Petermann UFSM
  • Larissa de la Rue UFSM
  • Sibelle Lopas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X11327

Resumo

Interação em anúncios premiados – a relação que se estabelece na imagem

Resumo: Este artigo tem como objetivo geral investigar as estruturas da imagem publicitária, em anúncios premiados do Clube da Criação de São Paulo. Além disto, temos a intenção de aplicar a proposição teórico-metodológica de Kress e van Leuweeun (1996): a gramática do design visual. Sendo assim, a análise busca identificar as intencionalidades no momento da construção das mensagens publicitárias.

Palavras-chave: Imagens; Anúncios premiados; Metafunção interpessoal.

 


Interacción de los anuncios premiados - la relación que se establece en la imagen

Resumen: Este trabajo tiene como objetivo investigar las estructuras de la imagen publicitaria , anuncios ganadores Club de Creación de São Paulo. Además, tenemos la intención de aplicar la proposición teórica y metodológica de Kress y van Leuweeun(1996): la gramática de diseño visual , desarrollada sobre la base de la gramática funcional sistémica de Michael Halliday ( 2004 ) . Optamos por el análisis de la metafunción interpersonal , lo que permite la identificación de las estrategias de construcción en elementos visuales y buscan el contacto con el público objetivo del anuncio. Dispuestos en subcategorías de metafunción interpersonal , hay cuatro aspectos - Contacto , la distancia social , Actitud, estilo - que fueron identificados aquí . Por lo tanto , el análisis busca identificar las intenciones en el momento de la construcción de los mensajes publicitarios .

Palabras clave: Imágenes , Publicidad ganadores ; metafunción interpersonal

 


Interaction in award-winning ads - the relationship that is established on image

Abstract: This article has the general purpose to investigate the structures of publicity images, in prize-winning advertising of the Clube de Criação de São Paulo (Criative Club of São Paulo). Furthermore, we intend to apply the theoretical and methodological proposal by Kress and van Leeuwen (1996): the grammar of visual design. Therefore, the analysis searches to identify the intentions at the moment from construction of advertising messages.

Keywords: Images ; Advertising winners ; interpersonal metafunction .

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Biografia do Autor

Annelena Silva da Luz, UFSM

Graduação, atualmente em andamento, em Comunicação Social Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Santa Maria com término no ano de 2015. Aperfeiçoamento, também em andamento, no Programa de Educação Tutorial da Comunicação. Participação de iniciação científica no grupo dos estudos da análise das imagens na publicidade. Tenho como objetivo profissional sempre integrar o campo acadêmico com a prática publicitária acreditando que esses são os pilares base para a boa formação. Dentro da pesquisa estudo a imagem na publicidade e as relações que essas constroem como ferramenta comunicacional na sociedade, ou seja, a produção de significados. No que compete ao âmbito da prática estou envolvida com vários projetos de extensão dentro da Universidade, quase sempre atuando como figura de liderança e contato interpessoal. Dentre esse projetos, destaco o programa Volver de ex-alunos da UFSM, o projeto Circulação de doação de sangue e o projeto relacionado com a produção de materiais audiovisuais institucionais para os cursos do Centro de Ciêncas Sociais e Humanas da UFSM. Tento demonstrado um breve resumo sobre minhas atividades acredito que sou capaz de liderar grupos, pensar estrategicamente, lidar com pessoas, elaborar roteiros publicitários e trabalhar com a produção e tratamento de imagens.

Juliana Petermann, UFSM

Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tutora do Programa de Educação Tutorial – Ministério da Educação. email: jupetermann@yahoo.com.br.

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Publicado

2014-10-17

Como Citar

Luz, A. S. da, Petermann, J., de la Rue, L., & Lopas, S. (2014). INTERAÇÃO EM ANÚNCIOS PREMIADOS – A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE NA IMAGEM. Cadernos De Comunicação, 18(1). https://doi.org/10.5902/2316882X11327

Edição

Seção

Artigos