Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foco, Escopo, Missão e Público-Alvo:

O Periódico Cadernos de Comunicação associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de seis seções claramente definidas.

Tipos de documentos a serem publicados:

1) Artigos livres - com, preferencialmente, um autor Doutor;

2) Dossiês Temáticos - com, preferencialmente, um autor Doutor;

3) Comunicação de Resultados de Pesquisa - com foco nos Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores do POSCOM - UFSM e de outros Programas de Pós-Graduação;

4) Relatos - de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores Doutores;

5) Resenhas - de livros ou eventos com, preferencialmente, um autor Doutor;

6) Experimentação - textos/resumos agregados de dados abertos, produtos experimentais, arquivos em diferentes formatos e mídias - com, preferencialmente, um autor Doutor;

São aceitos textos inéditos e esses são avaliados pelo sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores) de peer review (avaliação por pares na modalidade "cega").

Também são aceitos trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Idiomas aceitos para publicação: Português, Inglês e/ou Espanhol.

Políticas de Acesso: A revista adere aos manifestos que defendem o acesso livre à informação científica em âmbito nacional e internacional.

Periodicidade: O periódico, existente desde 1996, possui periodicidade quadrimestral recebendo contribuições em fluxo contínuo.

Temática classificada de acordo com CNPq: Ciências Sociais Aplicadas.

 

Editora: Profa.Dra. Cristina Marques Gomes.

Comissão editorial: vide a seção "sobre" da Revista.

Avaliadores: no terceiro número de cada ano será publicada a nonimata dos avaliadores do respectivo período/ano.

Equipe técnica/Estagiária: Acadêmica de Produção Editorial da UFSM: Alice dos Santos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Política de Avaliação / Política Editorial:

A Política de Avaliação do Periódico Cadernos de Comunicação inclui as seguintes etapas:

a) pré-análise: no sentido da verificação das diretrizes apresentadas aos autores - antes de qualquer avaliação de conteúdo;

b) encaminhamento do texto para dois consultores ad hoc - sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores). Em caso de desacordo, um terceiro avaliador poderá analisar o texto. Essa fase resulta em três alternativas possíveis: 1) aprovado; 2) aprovado com restrições; 3) recusado. Em todos os casos uma mensagem será enviada aos autores via sistema da Revista.

c) os artigos/textos aprovados são organizados pelo Editor e uma previsão de data para a publicação é comunicada ao(s) autor(es).

 

Periodicidade

A revista possui periodicidade de publicação quadrimestral (jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), recebendo textos para avaliação em regime de fluxo contínuo.

As datas de recebimento e aprovação dos artigos constarão do artigo, quando de sua publicação.

Política de Acesso Livre

O presente Periódico segue os príncipios do acesso aberto total ao seu conteúdo.

 

 

Sponsors

Departamento de Ciências da Comunicação - CCSH - UFSM.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação – POSCOM - UFSM.

Edital Pró-Revistas-UFSM.

 

Histórico do periódico

A primeira publicação é datada de 1996, sob a responsabilidade dos editores Prof.Dr. Gaspar Miotto, Prof.Dr. Adair Caetano Peruzzolo e da Profa.Dra. Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichello.

A revista esteve inativa entre 2006 e 2010 e retornou em 2011 com a publicação de sua 14ª edição, nas modalidades impressa e on-line.

No ano de 2012 a Revista recebeu os números de e-ISSN, para sua versão digital, e do Digital Object Identifer – DOI para indexar os artigos. Também obtive aprovação para indexação no Latindex, no Sumário.org, no Diadorim, no Portcom e DOAJ. Atualmente ela é gerenciada através do Laboratório de Publicações Científicas – Publica da UFSM.