UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O BUZZ MARKETING E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Autores

  • Josmar Andrade Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Ana Carolina Toledo
  • Monique Terra Marinho

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X9031

Resumo

No atual cenário de comunicação de marketing, estratégias diferenciadas como o buzz marketing chamam a atenção dado sua capacidade de conquistar a atenção dos consumidores e envolvê-los nos esforços de comunicação. O presente artigo procura oferecer uma reflexão crítica sobre a questão ética neste tipo de abordagem, já que o consumidor nem sempre está consciente de seu caráter persuasivo.

Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing; Buzz Marketing; Ética

 

Resumen: En el escenario actual de comunicación de marketing, estrategias diferenciadas como el buzz marketing llaman la atención dado su capacidad de conquistar la atención de los consumidores, involucrándolos en los esfuerzos de comunicación. El siguiente artículo procura ofrecer una reflexión crítica sobre la cuestión ética en este tipo de aproximación, ya que el consumidor, a menudo, no es consciente de su carácter persuasivo.

Palabras clave: Comunicación Integrada de Marketing. Buzz Marketing. Ética.

Abstract: In the current marketing communication scenario, differentiated strategies such as buzz marketing have attracted the attention due to its capabilities to grab the consumers attention and involve them in their communications efforts. This paper aims to offer a critical reflection about ethics in word of mouth strategy, since consumers are not always aware that they are experiencing a persuasive situation.

 Key words: Marketing Communication. Buzz Marketing. Ethics.

 

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Biografia do Autor

Josmar Andrade, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Josmar Andrade é professor doutor e coordenador do Curso de bacharelado em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduado em Comunicação Social (jornalismo) pela ECA/USP e em Administração pela FEA/USP, com mestrado e doutorado na FEA/USP. Responsável pelas disciplinas da Gestão da Comunicação Integrada e Ética em Marketing na EACH/USP.

Ana Carolina Toledo

Pós-Graduanda em Gestão de Comunicação e Marketing - Escola de Comunicação e Artes da USP

Bacharel em Marketing - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Bacharel em Esporte - Escola de Educação Física da USP

Monique Terra Marinho

Bacharel em Marketing - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

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Publicado

2013-10-22

Como Citar

Andrade, J., Toledo, A. C., & Marinho, M. T. (2013). UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O BUZZ MARKETING E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X9031

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa em Publicidade