Representação e interpretação Caminhos para inclusão de crianças com deficiências no jornalismo

Autores

  • Giselle Freire Coelho Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, Brasil
  • Ana Coiro Faculdade Casper Líbero, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X31303

Resumo

Com base em estudos de Hall, Woodward e Medina, o artigo ressalta a importância do jornalismo como grande influenciador na construção de representações inclusivas de crianças com deficiências na sociedade. A análise cultural da reportagem da Revista Época, sobre microcefalia em bebês de mães que contraíram Zika durante a gravidez sugere o Jornalismo Interpretativo como um possível caminho inclusivo.

Palavras-chave: Identidade. Representação. Jornalismo Interpretativo. Inclusão.

Representación e interpretación: Caminos para la inclusión de niños con discapacidades en el periodismo

Resumen: Con base en los estudios de Hall, Woodward y Medina, este artículo resalta la importancia del periodismo como influyente en la construcción de representaciones inclusivas de niños con discapacidades en la sociedad. El análisis cultural del reportaje, en la Revista Época, sobre microcefalia en bebés de madres que contrajeron a Zika durante el embarazo sugiere el Periodismo Interpretativo como posible camino inclusivo.
Palabras clave: Identidad. Representación. Periodismo Interpretativo. Inclusión.

Representation and interpretation: Paths for inclusion of children with disabilities in journalism

Abstract: Based on studies by Hall, Woodward and Medina, this article highlights the importance of journalism as major influencer in building inclusive representations of children with disabilities in society. The cultural analysis of the report on microcephaly in infants of mothers who contracted Zika during pregnancy, published in Época Magazine, suggests Interpretive Journalism, of dialogic principles, as a possible path.
Keywords: Identity. Representation. Interpretive Journalism. Inclusion.

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Biografia do Autor

Giselle Freire Coelho, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Contemporaneidade na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e MBA em Marketing pelo IBMEC - RJ (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing. Diretora de Planejamento na Agência de Comunicação DREAMONE. Participante do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Diálogo e Compreensão", do CNPq, liderado pelo Prof. Dr. Dimas A. Künsch na Faculdade Cásper Líbero em conjunto com pesquisadores da Universidade de Antioquia, Medellín/Colômbia. Integra ainda o Programa de Estágio Docente, da Faculdade Cásper Líbero, na disciplina "Jornalismo opinativo", ministrada pelo Prof. Dr. Dimas A. Künsch para o quarto ano do curso de Jornalismo.

Ana Coiro, Faculdade Casper Líbero, São Paulo, SP

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (FCL).

 

 

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Publicado

2018-06-04

Como Citar

Coelho, G. F., & Coiro, A. (2018). Representação e interpretação Caminhos para inclusão de crianças com deficiências no jornalismo. Cadernos De Comunicação, 22(2). https://doi.org/10.5902/2316882X31303

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação e Mediações Culturais