Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania

Autores

  • Pâmela Andrade de Moraes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Nelson José Thesing Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Lauriane Tramontina Zeni Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X29099

Resumo

Educar é sem dúvida nenhuma comunicar. Deste modo, a educação provoca a inovação, pois, os agentes envolvidos no processo institucional, aprimoram suas capacidades, e atuam de forma coletiva na investigação dos processos da organização e de sua interação com o meio. Oportunizando um questionamento constante de seus modelos mentais e assim, criando ambientes seguros para ampliação de processos. A educomunicação não apenas liga as áreas da educação e comunicação, mas também, propõem ações importantes que podem refletir na cidadania. 

Palavras-chave: Rádio Escola; Educomunicação; Cidadania.

 

En las ondas de la radio: la educomunicación como una práctica para la ciudadanía

Resumen: Educar es sin duda alguna comunicar. De este modo, la educación provoca la innovación, pues, los agentes involucrados en el proceso institucional, mejoran sus capacidades, y actúan de forma colectiva en la investigación de los procesos de la organización y de su interacción con el medio. La educomunicación no sólo vincula las áreas de la educación y comunicación, pero también, proponen acciones importantes de ciudadanía.
Palabras clave: Radio Escuela; Educomunicación; Ciudadanía.

 

In radio waves: education as a practice for citizenship

Abstract: To educate is undoubtedly to communicate. In this way, education provokes innovation, because the agents involved in the institutional process, improve their capacities, and act collectively in the investigation of the processes of the organization and its interaction with the environment. Educommunication not only links the areas of education and communication, but also, they propose important actions of citizenship.
Keywords: School Radio; Educommunication; Citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Andrade de Moraes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Jornalista, graduada pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande Sul, especialista em Marketing e Comunicação Digital na mesma instituição. É mestranda em Desenvolvimento Regional. Pesquisadora sobre Educomunicação e reflexos para a Cidadania. Atualmente coordena o Núcleo de Comunicação e Marketing da URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em São Luiz Gonzaga. É presidente do Núcleo de Cinema Sala, desenvolvendo projetos como Cinema em todo lugar, com aulas sobre a sétima arte em escolas e sedes de bairros. É produtora executiva do filme Cromossomo 21 que aborda questões relacionadas à Síndrome de Down. No campo radiofônico, desenvolveu como bolsista voluntária o projeto de extensão Rádio na Escola, com a inserção de rádios estudantis em escolas estaduais de São Luiz Gonzaga. Por dois anos coordenou o projeto Escola Aberta para a Cidadania, junto ao CIEP - Mário Vieira Marques. Em 2013 recebeu da Câmara de Vereadores a Láurea Jovem que faz a Diferença, neste mesmo ano, foi homenageada pelo legislativo pelo trabalho de Conclusão de Curso da Graduação, que tinha por título - 21 – Os anos que não foram escritos. Integra a comissão executiva da Expo São Luiz 2017 e o Corpo Editorial do Colóquio Internacional - Inovação, Conhecimento e Tecnologias.

 


Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Integração Regional pela Universidade Federal de Pelotas UFPel 2012. Pós-Graduação em Administração Estratégica Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI (1991). Graduação em Filosofia pela UNIJUI (1986). Pró-Reitor da Unijuí Campus de Panambi. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento.

Lauriane Tramontina Zeni, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (2015). Pós-graduanda em Marketing pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ. Possui experiência na área profissional de atendimento, planejamento e criação, mídia, operações comerciais, administração e Marketing. 

Referências

CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (org.), Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

CITELLI, A. O.; Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Convivência e Ética. 2015. Cortez Editora. São Paulo: SP.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FRANTZ, Walter. Educação e cooperação:práticas que se relacionam.Sociologias, n. 6, p.242-264, dez., 2001

FRANTZ, W. O Cooperativismo e a Prática Cooperativa. In: Perspectiva Econômica, Ano XIX, nº 51, Série Cooperativismo nº 16, p.53-70. São Leopoldo: UNISINOS, 1985.

FRANTZ, W. Da necessidade de um pensamento complexo. IN: MARTINS, Francis- co.

FRANTZ, W. Educação e poder na racionalidade da cooperação. In: PerspectivaEconômica, vol. 38, nº 121, Série Cooperativismo nº 53, p. 15-40. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

FRANTZ, W. Razões do cooperativismo moderno. In: O INTERIOR, ano 32, n°963, março de 2006, p. 12. Porto Alegre: COOTRAEL – Cooperativa de Trabalhos Técnicos Especializados.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 29. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P.Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

KAPLÚN, Mario. Processos Educativos e Canais de Comunicação. In: Revista Comunicação e Educação, São Paulo: CCA/ECA/USP, n. 14, jan-abr 1999, p. 68-75 Rev.Cad.Comun. Santa Maria, v.22, n.1, art 1, p.30 de 31, jan/abr.2018 cadernos de comunicação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madri, Ediciones de la Torre, 1998.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

LIB NEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998

LUHMANN, N. (1999), Politique etcomplexité, Paris, Cerf. (Orig: SoziologischeAufklärung IV).

MARQUES, Mario Osorio. Educação/interlocução, Aprendizagem/reconstrução desaberes. Ijuí: Editora Unijuí, 1996.

MORIN, Edgar. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2011.

RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Rádio de fronteira: da cultura local ao espaço global. 2009.

RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Educação e Comunicação para os Direitos Humanos e Comunicação Cultu- ra e Fronteiras. 2015.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma o ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Moraes, P. A. de, Thesing, N. J., & Zeni, L. T. (2018). Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania. Cadernos De Comunicação, 22(1). https://doi.org/10.5902/2316882X29099

Edição

Seção

Artigos