POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO

Autores

  • Adriana Tenório Cordeiro Universidade de Pernambuco
  • Paula Gonçalves da Silva Universidade de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Yasmin Silva Gomes Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X11000

Resumo

No terreno da cultura livre, uma lógica pós-massiva se associa à maior autonomia comunicativa da web 2.0, com novos conteúdos sendo postos em debate, podendo gerar contribuições para ampliação do pensamento crítico e busca de alternativas políticas. Da lógica de crowdsourcing fomentada por blogs coletivos, discutimos como esse espaço apresenta demandas, e como se dá a participação e colaboração do sujeito no webjornalismo.

Política y Cultura Digital: potencialidades del crowdsourcing en el ámbito del webperiodismo

Resumen:

En el campo de la cultura libre, una lógica postmasiva asociase a la mayor autonomia comunicativa de la web 2.0, donde nuevos contenidos se ponen al debate, pudiendose generar contribuciones para la ampliación del pensamiento crítico y de la búsqueda por alternativas políticas. Desde la lógica del crowdsourcing fomentada por los blogs coletivos, hablamos de como ese espacio presenta demandas y de cómo se dá la participación y colaboración del sujeto en el webperiodismo.

Palabras clave: crowdsourcing, comunicación compartida, webperiodismo.

 

 

 

Politics and Digital Culture: potentialities of crowdsourcing in the context of web journalism

Abstract:

In the field of free culture, post-massive logics is associated with greater communicative autonomy of web 2.0, and new contents are put into discussion, so contributions can be generated in terms of expansion of critical thinking and search for political alternatives. From crowdsourcing logics fostered by collective blogs, we discuss how this space presents demands, and how the participation and collaboration of the subject occurs in web journalism.

Keywords: crowdsourcing; shared communication; webjournalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Tenório Cordeiro, Universidade de Pernambuco

Mestre em Administração pelo PROPAD/ Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Administração pela UFPE. Atualmente é Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Endereço: Avenida Amazonas, 1174/102. Universitário. Caruaru – PE. 55016-430.

Paula Gonçalves da Silva, Universidade de Pernambuco

Mestre em Administração pelo PROPAD/ Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Administração pela UFPE. Atualmente é Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Endereço: Rua Armindo Porto, 151/03, Universitário. Caruaru – PE. 55016-720.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor pela City University London (Cass Business School). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço: Av. 17 de Agosto, 2475/2101, Casa Forte. Recife - PE. 52061-540.

Yasmin Silva Gomes, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Administração na Universidade de Pernambuco (UPE). Endereço para correspondência: Avenida Presidente Vargas, 155. Cupira – PE.

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Cordeiro, A. T., Silva, P. G. da, Mello, S. C. B. de, & Gomes, Y. S. (2014). POLÍTICA E CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DO CROWDSOURCING NO ÂMBITO DO WEBJORNALISMO. Cadernos De Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.5902/2316882X11000

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação digital e cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)