O ENQUADRAMENTO DA GREVE D OS PROFESSORES ESTADUAIS NAS PÁGINAS DO JORNAL ESTADO DE MINAS

Marta Regina Maia, Maria Aparecida Pinto

Resumo


Esse artigo mostra o enquadramento dado pelo jornal Estado de Minasà greve dos professores da rede pública estadual de Minas Gerais, em 2011.Foram avaliadas as matérias veiculadas, com o objetivo de perceber como ossujeitos que representam as fontes para as matérias são agenciados pela açãoacontecimental, bem como se articula a construção do movimento social deacordo com os quadros de referência do veículo.

El marco de la huelga de los maestros estatales en las páginas del periódico Estado de Minas

Resumen

En este trabajo se muestra el marco proporcionado por lo periódico Estado de Minas a la huelga de los maestros de las escuelas públicas estatales del estado de Minas Gerais, en 2011. Se evaluaron los artículos publicados, con el fin de entender cómo los sujetos que representan las fuentes de la materia se promocionan por la acción acontecimental así como la construcción del movimiento social se articula de acuerdo con los marcos del vehículo.

Palabras clave: acontecimiento, marco, periodismo, movimientos sociales; huelga.

 

 

 

The framework of the state teacher’s strike in the pages of the Estado de Minas newspaper

Abstract

This paper shows the framework conferred by the Estado de Minas newspaper for the strike of teachers in the state public education system of Minas Gerais, in 2011. It was evaluated the articles published, with the aim of understand how the subjects that represent the sources for the newspaper reports are agencied by the action's event, as well as the construction of the social movement articulates according to the vehicle's reference of frames.

Keywords: event; framework; journalism; social movements; strike.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X9035



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.