UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O BUZZ MARKETING E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Josmar Andrade, Ana Carolina Toledo, Monique Terra Marinho

Resumo


No atual cenário de comunicação de marketing, estratégias diferenciadas como o buzz marketing chamam a atenção dado sua capacidade de conquistar a atenção dos consumidores e envolvê-los nos esforços de comunicação. O presente artigo procura oferecer uma reflexão crítica sobre a questão ética neste tipo de abordagem, já que o consumidor nem sempre está consciente de seu caráter persuasivo.

Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing; Buzz Marketing; Ética

 

Resumen: En el escenario actual de comunicación de marketing, estrategias diferenciadas como el buzz marketing llaman la atención dado su capacidad de conquistar la atención de los consumidores, involucrándolos en los esfuerzos de comunicación. El siguiente artículo procura ofrecer una reflexión crítica sobre la cuestión ética en este tipo de aproximación, ya que el consumidor, a menudo, no es consciente de su carácter persuasivo.

Palabras clave: Comunicación Integrada de Marketing. Buzz Marketing. Ética.

Abstract: In the current marketing communication scenario, differentiated strategies such as buzz marketing have attracted the attention due to its capabilities to grab the consumers attention and involve them in their communications efforts. This paper aims to offer a critical reflection about ethics in word of mouth strategy, since consumers are not always aware that they are experiencing a persuasive situation.

 Key words: Marketing Communication. Buzz Marketing. Ethics.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X9031



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.