Elementos de jornalismo gonzo no quadro “Repórter Doidão”, do Youtuber Diogo Defante
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X87462Parole chiave:
Jornalismo gonzo, Jornalismo contemporâneo, WebaudiovisualAbstract
Este artigo busca identificar elementos do jornalismo gonzo no quadro Repórter Doidão, disponível no canal do Youtube do comediante Diogo Defante. O corpus analisado é composto por vídeos extraídos do canal cujo recorte consiste nas coberturas feitas pelo Youtuber do carnaval carioca. Os vídeos foram descritos segundo a análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (2012), sendo então contabilizadas as recorrências em sete categorias do jornalismo gonzo baseadas nas obras de Othitis (1994) e Ritter (2012), exploradas através da análise de conteúdo conforme proposta por Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam que elementos do jornalismo gonzo podem ser identificados nos vídeos analisados, ainda que essas características apareçam transfiguradas em razão do suporte midiático audiovisual e digital que se apresenta. É possível, contudo, considerar, preliminarmente, este tipo de conteúdo como alternativa na disputa da atenção do público, disperso no ambiente digital.
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