A A anulação discursiva dos conflitos ambientais na campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil

Autores

  • Bianca Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Priscila Medeiros Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X68993

Palavras-chave:

Agronegócio, Análise de Discurso, TV Globo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de discurso dos spots da campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil, veiculada pela Rede Globo em sua programação televisiva durante os intervalos comerciais, entre 2016 até o ano de 2021. Em sua elaboração, foram realizados um resgate histórico sobre o uso de agrotóxicos na agricultura por meio da Revolução Verde, estudos acerca de seus malefícios para o meio ambiente e para a saúde humana, uma breve abordagem da relação entre mídia e agronegócio no Brasil, com foco na Rede Globo, e por fim, a seleção do corpus, que consiste em spots veiculados no período de um ano (junho de 2020 a junho de 2021), analisados à luz da AD de linha francesa. Foram observadas as diferentes relações entre as Formações Discursivas no interior de cada objeto, os padrões baseados nas estratégias de marketing presentes nas peças, e os efeitos de sentido da campanha na sociedade. Nossa principal conclusão é que campanha atua como um meio de anulação discursiva dos conflitos socioambientais envolvendo o agronegócio.

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Biografia do Autor

Bianca Melo, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Priscila Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Informação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

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Publicado

2022-09-07

Como Citar

Melo, B., & Medeiros, P. (2022). A A anulação discursiva dos conflitos ambientais na campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil. Cadernos De Comunicação, 26(2). https://doi.org/10.5902/2316882X68993

Edição

Seção

Artigos