Corpos Atormentados: Revisitando o Consumo. A Evolução da Propaganda Dietética Brasileira.

Autores

  • Selma Peleias Felerico Garrini Universidade São Judas Tadeu

Palavras-chave:

História da Publicidade, Corpo Atormentado, Consumo

Resumo

Este artigo é o resultado parcial de uma pesquisa, de caráter teórico, sobre a narrativa dos corpos na mídia, no que se refere à compreensão do consumo e da propaganda aplicado a um corpus definido:  anúncios publicitários dirigidos aos corpos atormentados – obesos ou somente acima do peso – com mensagens sobre: lançamentos de medicamentos para redução de peso, moderação de apetite, dietas e alguns alimentos que são considerados transformadores estéticos. A metodologia de trabalho percorreu a seguinte ordem: revisão bibliográfica a fim de selecionar bases teóricas sobre a questão proposta neste trabalho, além de pesquisa documental para análise das mensagens corporais publicadas no século XX e XXI.O objetivo é traçar uma evolução estética e salientar os corpos legitimados pela sociedade brasileira. Os resultados encontrados apontam para um manual estético corporal que padroniza o corpo ultramedido e, que aflige essencialmente o imaginário feminino.

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Biografia do Autor

Selma Peleias Felerico Garrini, Universidade São Judas Tadeu

Pós-Doutorada em Comunicação pela ECA/USP; Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Professora TI na USJT; Membro do Grupo de Pesquisas Comunicação, discurso e poéticas do consumo do PPGCOM da ESPM; Membro do Grupo de Pesquisa em Política, Economia, Cultura e Relações Internacionais. Autora do livro: Do corpo Desmedido ao Corpo Ultramedido. As Narrativas do Corpo na Revista Brasileira.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Peleias Felerico Garrini, S. (2022). Corpos Atormentados: Revisitando o Consumo. A Evolução da Propaganda Dietética Brasileira. Cadernos De Comunicação, 25(3), 19. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68426

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas