Corpos Atormentados: Revisitando o Consumo. A Evolução da Propaganda Dietética Brasileira.
Palavras-chave:
História da Publicidade, Corpo Atormentado, ConsumoResumo
Este artigo é o resultado parcial de uma pesquisa, de caráter teórico, sobre a narrativa dos corpos na mídia, no que se refere à compreensão do consumo e da propaganda aplicado a um corpus definido: anúncios publicitários dirigidos aos corpos atormentados – obesos ou somente acima do peso – com mensagens sobre: lançamentos de medicamentos para redução de peso, moderação de apetite, dietas e alguns alimentos que são considerados transformadores estéticos. A metodologia de trabalho percorreu a seguinte ordem: revisão bibliográfica a fim de selecionar bases teóricas sobre a questão proposta neste trabalho, além de pesquisa documental para análise das mensagens corporais publicadas no século XX e XXI.O objetivo é traçar uma evolução estética e salientar os corpos legitimados pela sociedade brasileira. Os resultados encontrados apontam para um manual estético corporal que padroniza o corpo ultramedido e, que aflige essencialmente o imaginário feminino.
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