YouTube, Facebook, TwitCasting e Google News: Uso de métodos digitais e big data na pesquisa em comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X63790

Palavras-chave:

Métodos computacionais, metodologia, pesquisa, dados massivos, comunicação e jornalismo.

Resumo

Este trabalho analisa dois casos de coleta de dados utilizando métodos digitais. A primeira se centra no uso de Netvizz, Nvivo y Gephi para trabalhar com dados de Facebook, YouTube e TwitCasting; e a segunda, na utilização de um scraper bot, Microsoft Excel e Tag Cloud Generator para explorar dados da plataforma Google News. As experiências demonstram que a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação apresentam grande riqueza informativa e possibilidades de aprofundamento analítico que justificam seu uso, pese às debilidades apresentadas e cuidados necessários à coleta e análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Lucía Cobos, Universidad Tecnológica de Bolívar, Cartagena de Indias

Doutora em Comunicação e Jornalismo pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Professora e pesquisadora do Curso de Comunicação Social da Universidad Tecnológica de Bolívar (Cartagena de Indias, Colômbia).

Ana Lúcia Nunes de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Comunicação e Jornalismo pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) Professora e pesquisadora do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ANDERSON, Chris. The end of theory. Wired. Publicado em 23/06/2008. Disponível

em <https://www.wired.com/2008/06/pb-theory/>. Acesso em 15 set. 2020.

BOLLIER, David. The Promise and Peril of Big Data. Washington: The Aspen Institute, 2010. Disponível em <https://assets.aspeninstitute.org/content/uploads/files/content/docs/pubs/The_Promise_and_Peril_of_Big_Data.pdf>. Acesso em 15 set. 2020.

BOYD, Danah e CRAWFORD, Kate. Critical Questions for Big Data: Provocations for a Cultural, Technological, and Scholarly Phenomenon. Information, Communication & Society, v. 15, n. 5, p. 662-679. Taylor & Francis, 2012.

CASSIN, Barbara. Googléame, la segunda misión de los Estados Unidos. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2008.

COBOS, Tania Lucía. Medios de comunicación iberoamericanos y agregadores de noticias: análisis a las ediciones de Google News Brasil, Colombia, España, México y Portugal. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. Disponível em <https://ddd.uab.cat/record/188096> Acesso em 15 set. 2020.

DANS, Enrique. Lista de fuentes de Google News España. Enrique Dans. Publicado em 29.03.2005. Disponível em <https://www.enriquedans.com/2005/03/lista-de-fuentes-de-google-news-espana.html> Acesso em 15 set. 2020.

FANJUL, Sergio. Matemáticas. En realidad, ¿qué [...] es exactamente un algoritmo?. El País. Publicado em 24.03.2018. Disponível em <https://retina.elpais.com/retina/2018/03/22/tendencias/1521745909_941081.html> Acesso em 15 set. 2020.

HADI, Hiba Hassin, SHNAIN, Ammar Hameed, HADISHAHEED, Sarah e AHMAD, Azizahbt Haji. Big data and five V’s characteristics. International Journal of Advances in Electronics and Computer Science, v. 2, n. 1, p. 16-23. IRAJ, 2015. Disponível em <http://www.iraj.in/journal/journal_file/journal_pdf/12-105-142063747116-23.pdf>Acesso em 15 set. 2020.

HOPENHAYN, Daniel. Martin Hilbert, experto en redes digitales: “Obama y Trump usaron el Big Data para lavar cerebros”. The Clinic. Publicado em 19/01/2017. Disponível em <https://www.theclinic.cl/2017/01/19/martin-hilbert-experto-redes-digitales-obama-trump-usaron-big-data-lavar-cerebros/> Acesso em 15 set. 2020.

KING, Gary e LOWE, Will. An automated information extraction tool for international conflict data with performance as good as human coders: A rare events evaluation design. International Organization, v. 57, n. 3, p. 617-642. Cambridge Core, 2003.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis. An introduction to its methodology. 2a ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2004.

MAHRT, Merja e SCHARKOW, Michael. The Value of Big Data in Digital Media Research. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 57, n. 1, p. 20-33. Taylor & Francis, 2013.

MANOVICH, Lev. Trending: The Promises and the Challenges of Big Social Data. Em GOLD, Matthew (ed.) Debates in the Digital Humanities. Minnesota: The University of Minnesota Press, 2012.

MARR, Bernard. Big Data in Practice: How 45 Successful Companies Used Big Data Analytics to Deliver Extraordinary Results. Nueva York, NY: Wiley, 2016.

MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor e CUKIER, Kenneth. Big data: la revolución de los datos masivos. Madrid: Turner Publicaciones, 2013.

SOUSA, Ana Lúcia. De la calle a la red: videoactivismo en el contexto de las protestas en contra del Mundial de Fútbol en Río de Janeiro (2014). Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2017. Disponível em <https://ddd.uab.cat/record/188119> Acesso em 15 set. 2020.

NUTALL, Peter, SHANKAR, Avi, BEVERLAND, Michael e STALLWOTRTH, Cheryl. Mapping the Unarticulated Potential of Qualitative Research: Stepping out from the Shadow of Quantitative Studies. Journal of Advertising Research, v. 51, n. 1, p. 153-166. WARC, 2011.

PÉREZ, Carlota. Revoluciones tecnológicas y capital financiero: la dinámica de las grandes burbujas financieras y las épocas de bonanza. México DF: Siglo XXI Editores S.A de C.V., 2004.

RIEDER, Bernhard. Studying Facebook via data extraction: the Netvizz application. Annual ACM Web Science Conference, París, maio 2-4 2013, p. 346-355. New York: ACM.

ROGERS, Richard. Digital Methods. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.

ROGERS, Richard. Digital methods for Web research. Em SCOTT, Robert, BUCHMANN, Marlis e KOSSLYN, Stephen (eds.) Emerging trends in the social and behavioral sciences: An Interdisciplinary, Searchable, and Linkable Resource. Nueva York, NY: Wiley, 2015.

SCHRODT, Philip. Automated production of high-volume, near-real-time political event data. American Political Science Association 2010 Annual Meeting, Washington, setembro 2-5 2010. Disponível em <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1643761##> Acesso em 15 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Cobos, T. L., & de Sousa, A. L. N. (2021). YouTube, Facebook, TwitCasting e Google News: Uso de métodos digitais e big data na pesquisa em comunicação. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X63790

Edição

Seção

Artigos