O PAPEL PEDAGÓGICO DA PROPAGANDA

Autores

  • Mérli Leal UniPampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X5836

Resumo

Resumo:

Este artigo tem como objetivo discutir o papel pedagógico dos meios de comunicação na sociedade pós-moderna, a partir da análise de propagandas que veiculem explicita ou implicitamente, valores de gênero, raça, classe social como modelos hegemônicos. Nossa hipótese parte do pressuposto que os modelos ditados pela propaganda de massa podem, em diferentes proporções, construir papéis sociais. A metodologia para análise esta baseada na hermenêutica de profundidade, de J. Thompson, em Ideologia e Cultura Moderna (1995). Para o autor, o conteúdo comunicativo pode ajudar a manter ou a reproduzir relações de dominação. Ele chama estes conteúdos de formas simbólicas. Os referenciais teóricos de base são compostos por autores do campo da educação e da comunicação: Lipovetski, Baudrillard e Paulo Freire.

Resúmen: Este artículo tiene como objetivo discutir el papel educativo de los medios de comunicación en la sociedad post-moderna, a partir del análisis de los anuncios que explícita o implícitamente transmitir valores, género, raza, clase y modelos hegemónicos. Nuestra hipótesis asume que los modelos dictados por la publicidad de masas pueden, en diferentes proporciones, para la construcción de los roles sociales. La metodología de este análisis basado en la hermenéutica de profundidad, J. Thompson, en Ideología y cultura moderna (1995). Para el autor, el contenido de comunicación pueden ayudar a mantener o reproducir relaciones de dominación. Él llama a estas formas simbólicas de contenido. La base teórica se compone de los autores del campo de la educación y la comunicación: Lipovetski, Baudrillard y Paulo Freire.

Palabras Clave: Publicidad; Ideología; La educación.

Abstract: This article aims to discuss the educational role of the media in a postmodern society, from the analysis of advertisements that explicitly or implicitly convey values, gender, race, social class who become hegemonic. Our hypothesis assumes that the models dictated by mass propaganda, can, in different proportions, to construct social roles. The methodology for this analysis based on depth hermeneutics, J Thompson, and Ideology in Modern Culture (1995). For the author, the communicative content can help to maintain or reproduce relations of domination. He calls these symbolic forms of content. The theoretical base is comprised of authors in the field of education and communication: Lipovetski, Baudrillard and Paulo Freire.

KeyWords: Propaganda; Ideology; Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Leal, M. (2012). O PAPEL PEDAGÓGICO DA PROPAGANDA. Cadernos De Comunicação, 16(1). https://doi.org/10.5902/2316882X5836

Edição

Seção

Artigos