MARCAS DA MUTAÇÃO: VIOLÊNCIA E IDENTIDADE NO CINEMA DE CRONENBERG

Autores

  • Andre Gustavo de Paula Eduardo Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru)
  • Deborah Cunha Teodoro Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X5384

Resumo

O cinema de David Cronenberg possui vasta afinidade com processo que caracterizam o que poderíamos entender por “espírito pós-moderno”. Trata-se de um diretor que busca adentrar os meandros da alma humana. Neste artigo buscamos abordar as relações entre a obra de Cronenberg e a questão angustiante da identidade, tão afeita ao debate em campos como a comunicação, antropologia e psicologia.

 

Resumen: Él cine de David Cronenberg cuenta con un proceso amplio de afinidad que caracteriza a lo que entendemos “espíritu posmoderno”. És un director que busca entrar en las complejidades del alma humana. En este artículo se pretende abordar la questión angustiosa de la identidad, tan acostumbrada a debate em campos como la comunicación, la antropologia y la psicologia.

Palabras clave: David Cronenberg, violencia, identidad, comunicación, cine

 

Abstract: The cinema of David Cronenberg has extensive affinity with the process that characterize what we understand “postmodern spirit”. It´s a filmmaker that enter the intricacies of the human soul. In this article we seek to address the relationship between the work of Cronenberg and the anguish question of identity, so typical to debate in fields like communication, anthropology and psychology.

Keywords: David Cronenberg, violence, identity, communication, cinema

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Gustavo de Paula Eduardo, Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru)

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru) e Mestrando no Programa de Pós Graduação da mesma instituição; desenvolve projeto com ênfase no romance-reportagem brasileiro dos anos 70, as marcas entre ficção e o factual e o trânsito entre jornalismo, literatura e cinema no período.

Deborah Cunha Teodoro, Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru).

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (campus de Bauru) e em Direito pela ITE - Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Mestranda no Programa de Pós Graduação Unesp. Desenvolve pesquisa sobre políticas públicas, cidadania e sistema de radiodifusão. Interesse por cinema e audiovisual.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Eduardo, A. G. de P., & Teodoro, D. C. (2012). MARCAS DA MUTAÇÃO: VIOLÊNCIA E IDENTIDADE NO CINEMA DE CRONENBERG. Cadernos De Comunicação, 16(1). https://doi.org/10.5902/2316882X5384

Edição

Seção

Artigos