O consumo cultural global e as novas significações da arte flamenca

Fernanda Nunes Gimenez, Telma Nunes Gimenez

Resumo


O Flamenco é uma arte com raízes locais que lhe impõe critérios de autenticidade e que, ao mesmo tempo, cada vez mais se internacionaliza. Tendo por base a teoria sociocultural do consumo proposta por Nestor Canclini (1990), este estudo traz reflexões sobre as ressignificações do Flamenco a partir de seu consumo global e apropriações locais tendo como dados pesquisa realizada em Sevilha (Espanha).

Palavras-chave: Consumo cultural; Flamenco; Culturas híbridas.

El consumo cultural global y las nuevas significaciones del arte flamenco

Resumen: El flamenco es un arte con raíces locales que le impone criterios de autenticidad al mismo tiempo que está cada vez más internacionalizada. Teniendo por base la teoría sociocultural del consumo propuesta por Nestor Canclini (1990), este estudio presenta reflexiones acerca de las resignificaciones del Flamenco dado su consumo global y apropiaciones locales a partir de una investigación realizada en Sevilla (España).
Palabras clave: Consumo cultural; Flamenco; Culturas híbridas.

Global cultural consumerism and the new meanings of Flamenco

Abstract: Flamenco is an art with local roots that demand authenticity criteria and, at the same time, becomes international. Based on Nestor Canclini´s sociocultural theory of consumption, this study brings reflections on the meanings of flamenco through its global consumption and local appropriation, drawing on an empirical study carried out in Seville (Spain).
Keywords: Cultural consumption; Flamenco; Hybrid cultures.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X31359



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.