Representação e interpretação Caminhos para inclusão de crianças com deficiências no jornalismo

Giselle Freire Coelho, Ana Coiro

Resumo


Com base em estudos de Hall, Woodward e Medina, o artigo ressalta a importância do jornalismo como grande influenciador na construção de representações inclusivas de crianças com deficiências na sociedade. A análise cultural da reportagem da Revista Época, sobre microcefalia em bebês de mães que contraíram Zika durante a gravidez sugere o Jornalismo Interpretativo como um possível caminho inclusivo.

Palavras-chave: Identidade. Representação. Jornalismo Interpretativo. Inclusão.

Representación e interpretación: Caminos para la inclusión de niños con discapacidades en el periodismo

Resumen: Con base en los estudios de Hall, Woodward y Medina, este artículo resalta la importancia del periodismo como influyente en la construcción de representaciones inclusivas de niños con discapacidades en la sociedad. El análisis cultural del reportaje, en la Revista Época, sobre microcefalia en bebés de madres que contrajeron a Zika durante el embarazo sugiere el Periodismo Interpretativo como posible camino inclusivo.
Palabras clave: Identidad. Representación. Periodismo Interpretativo. Inclusión.

Representation and interpretation: Paths for inclusion of children with disabilities in journalism

Abstract: Based on studies by Hall, Woodward and Medina, this article highlights the importance of journalism as major influencer in building inclusive representations of children with disabilities in society. The cultural analysis of the report on microcephaly in infants of mothers who contracted Zika during pregnancy, published in Época Magazine, suggests Interpretive Journalism, of dialogic principles, as a possible path.
Keywords: Identity. Representation. Interpretive Journalism. Inclusion.


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DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X31303



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