“O pica-pau vai invadir sua praia”: as comunicações interna, mercadológica e institucional de uma empresa criativa no Rio de Janeiro

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus ESPM-Rio
  • Matheus Viana Rodrigues de Souza ESPM-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X26854

Resumo

O objetivo é examinar as estratégias de comunicação institucional, mercadológica e interna de uma empresa criativa carioca, a Reserva. Com base em Kunsch (2003) e Bendassolli et al. (2009), argumenta-se que o desenvolvimento das comunicações institucional e mercadológica relaciona-se à tecnologia na difusão e distribuição de bens criativos e a interna ligada à informalidade do processo criativo para a geração de inovação.

Palavras-chave: economia criativa; comunicação organizacional; Rio de Janeiro

 

“El pájaro carpintero va a invadir su playa”: las comunicaciones interna, mercadológica e institucional de una empresa creativa en Rio de Janeiro

Resumen: El objetivo es examinar estrategias de comunicación institucional, mercadológica e interna de una empresa creativa carioca, Reserva. Basado en Kunsch (2003) y Bendassolli et al. (2009), el argumento sostiene que el desarrollo de las comunicaciones institucional y mercadológica es relacionado con la tecnología de difusión y distribución de bienes creativos y la interna conectada a la informalidad del proceso creativo para innovación.

Palabras clave: economía creativa; comunicación organizacional; Rio de Janeiro


“The woodpecker will invade your beach”: the internal, marketing and institutional communications of a creative company in Rio de Janeiro

Abstract: The aim is to examine the strategies of institutional, market and internal communication of a creative company from Rio de Janeiro, Reserva. Based on Kunsch (2003) and Bendassolli et al. (2009), we argue that the development of institutional and market communications is related to technology in the diffusion and distribution of creative goods and the internal one is linked to the informality of creative process for innovation.

Keywords: creative economy; organizational communication; Rio de Janeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, ESPM-Rio

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Atualmente, é pesquisador e professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor dos cursos de Graduação em Administração de Empresas, em Comunicação Social - Jornalismo e em Comunicação Social - Publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). É membro do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da mesma instituição.

Matheus Viana Rodrigues de Souza, ESPM-Rio

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio) e bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIC) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Santos Vieira de Jesus, D., & Viana Rodrigues de Souza, M. (2017). “O pica-pau vai invadir sua praia”: as comunicações interna, mercadológica e institucional de uma empresa criativa no Rio de Janeiro. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X26854

Edição

Seção

Relatos