O livro e o axé, o erê com ganga zumba: Representações Afro-Brasileiras na Produção Editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
Resumo
Resumo: A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas, embasadas na lei 10.639/2003, que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva baseada nos Direitos Humanos. A questão central proposta para problematizar o tema está definida na pergunta: quais são as representações do afro-brasileiro apresentadas nestas narrativas?
Palavras-chave: Afro-brasilidade; lei 10.639/2003; Educação inclusiva; produção editorial didática; Direitos Humanos; identidade.
EL LIBRO Y EL AXÉ, EL ERÊ CON GONGA ZUMBA : RE PRESENTACIO RESENTACIO NES A FRO -BRASILE ÑAS EN LA PROD UCI ÓN EDITORIAL ED UCATIVA CATIVA CATIVA CATIVA SOBRE LA LE Y 10.639/2003 Y LA A PRO PIACI ÓN DE LOS MAESTROS
Resumen: Esta investigación tiene como objeto la apropiación de las producciones editoriales didácticos con base en la Ley 10.639 / 2003, que trabajan el derecho la Afro-Brasilidad y la propiedad de los maestros con el fin de promover la educación inclusiva basada en los Derechos Humanos. La cuestión central se define en la pregunta: ¿cuáles son las representaciones del Afro-Brasileño en estos relatos?
Palabras-chave: Afro-brasilidad; Ley 10.639/2003; Educación inclusiva; producciones editoriales didácticos; Derechos Humanos; identidad.
THE BOO THE BOOK AND THE AXÉ, THE ERÊ WITH GANGA ZUMBA : A FRO -BRA ZILIAN REILIAN RE PRESENTATIONS INSIDE SCHOOLBOO RESENTATIONS INSIDE SCHOOL BOOKS PUBLISHED BLISHED AFTER THE LA W 10.639/2003 AND THE TEACHER’S ADJUST MENT
Abstract: The main object of this research are schoolbooks published after the law 10.639/2003 – the one’s that work with the right to the Afro-Brazilian identity and the teacher’s adjustment. The idea is to promote the multicultural Education based on the Human Rights. For this theme, the main question is: what are the representations about the Afro-Brazilian that we can recognize?
Keywords: Afro-brazility; law 10.639/2003; Education for all; educational publishing; Human Rights; identity.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X22488
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento de Ciências da Comunicação
Cadernos de Comunicação
Av. Roraima, 1000 - Camobi - Santa Maria - RS
Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.
E-mail: cadernos@ufsm.br
ISSN Impresso: 1677-9061
ISSN Eletrônico: 2316-882X
Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:
B4 - Comunicação e Informação
B2 - Linguística e Literatura
B2 - Educação
B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia
B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo
B4 - Direito
B4 - Sociologia
B4 - Ensino
B4 - Interdisciplinar
B5 - Geografia
Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;
e Diadorim;
DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.