O livro e o axé, o erê com ganga zumba: Representações Afro-Brasileiras na Produção Editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores

Fernanda de Araújo Patrocinio

Resumo


Resumo: A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas, embasadas na lei 10.639/2003, que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva baseada nos Direitos Humanos. A questão central proposta para problematizar o tema está definida na pergunta: quais são as representações do afro-brasileiro apresentadas nestas narrativas?
Palavras-chave: Afro-brasilidade; lei 10.639/2003; Educação inclusiva; produção editorial didática; Direitos Humanos; identidade.

EL LIBRO Y EL AXÉ, EL ERÊ CON GONGA ZUMBA : RE PRESENTACIO RESENTACIO NES A FRO -BRASILE ÑAS EN LA PROD UCI ÓN EDITORIAL ED UCATIVA CATIVA CATIVA CATIVA SOBRE LA LE Y 10.639/2003 Y LA A PRO PIACI ÓN DE LOS MAESTROS

Resumen: Esta investigación tiene como objeto la apropiación de las producciones editoriales didácticos con base en la Ley 10.639 / 2003, que trabajan el derecho la Afro-Brasilidad y la propiedad de los maestros con el fin de promover la educación inclusiva basada en los Derechos Humanos. La cuestión central se define en la pregunta: ¿cuáles son las representaciones del Afro-Brasileño en estos relatos?

Palabras-chave: Afro-brasilidad; Ley 10.639/2003; Educación inclusiva; producciones editoriales didácticos; Derechos Humanos; identidad.

 

THE BOO THE BOOK AND THE AXÉ, THE ERÊ WITH GANGA ZUMBA : A FRO -BRA ZILIAN REILIAN RE PRESENTATIONS INSIDE SCHOOLBOO RESENTATIONS INSIDE SCHOOL BOOKS PUBLISHED BLISHED AFTER THE LA W 10.639/2003 AND THE TEACHER’S ADJUST MENT

Abstract: The main object of this research are schoolbooks published after the law 10.639/2003 – the one’s that work with the right to the Afro-Brazilian identity and the teacher’s adjustment. The idea is to promote the multicultural Education based on the Human Rights. For this theme, the main question is: what are the representations about the Afro-Brazilian that we can recognize?
Keywords: Afro-brazility; law 10.639/2003; Education for all; educational publishing; Human Rights; identity.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X22488



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DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

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