El “saber” del discurso hegemónico como manipulador de las mentes y formador de identidades- la realidad de la implementación del portugués en zona de frontera

Rosário Acuña

Resumo


O “saber” do discurso hegemônico como manipulador das mentes e formador de identidades- a realidade da implementação do português em região de fronteira

Este trabalho reconhece que existe um discurso “oficial” que é transmitido à sociedade e que é assumido como verdadeiro e inquestionável. A região de fronteira é uma paisagem linguística complexa e em constante evolução na qual coexistem duas línguas-culturas que afetam a todas as áreas do quefazer social. Considera-se que as identidades, nesta região, estão claramente marcadas por estes discursos e representações, constituindo-se como parte do ideário comum.

El “saber” del discurso hegemónico como manipulador de las mentes y formador de identidades- la realidad de la implementación del portugués en zona de frontera

Resumen: En este trabajo se reconoce que existe un discurso hegemó- nico que es impartido a la sociedad y que es asumido como verdadero e incuestionable. El contexto de frontera es un paisaje lingüístico complejo y en constante evolución en el cual coexisten dos lenguas- culturas que afectan a todas las áreas del quehacer social. Se considera que las identidades en esta región están claramente marcadas por estos discursos y representaciones, constituyéndose como parte del ideario común.

Palabras clave: Discursos hegemónicos; Identidades; Políticas Educativas;

Políticas Lingüísticas The “knowledge” of the hegemonic discourse as a manipulator of the minds and trainer of identities--the reality of the implementation of the Portuguese in border area –

Abstract: This paper recognizes that there is a hegemonic discourse that is taught to the society and which is taken as true and unquestionable. Border context is a linguistic landscape complex and constantly evolving in which coexist two languages - cultures affecting all areas of social life. Identities in this region are considered clearly marked by these discourses and representations, becoming part of the common ideology.

Keywords: Hegemonic discourses-; Identities; Educational Policies; Linguistic Policies


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DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X20388



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