LEIA NA MINHA CAMISA – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBVERSÃO DE SENTIDO DE MARCAS ABSOLUTAS

Autores

  • Irene Carballido ESPM - SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X10888

Resumo

Artigo trata da produção de sentido feita pelo micro discurso da publicidade:o nome da marca. As mensagens subvertidas veiculadas em camisasmostram que o processo de produção de sentido do nome da marca é desvendadoquando destoa pela sintaxe do ready-made e do desvio. E destoa nadimensão mais ideológica da linguagem, a conotação. Com seu conteúdo bem-humorado a subversão de marcas traz reflexões sobre o universo da produçãosentido em torno da mercadoria.

Palavras-chave: comunicação; consume; micro-discurso; marca; subversão

Lea en mi camisa – Comunicación, consumo y subversión del sentido de las marcas absolutas

Resumen: El artículo és sobre la producción de sentido hecha por el micro-discurso de la publicidade: el nombre de la marca. Los mensagens subvertidos de las camisas enseñam que el processo de producción de sentido del nombre de la marca és desvendado pela sintaxe del ready-made y del desvio. Destoa en la dimensión más ideológica del linguage, la conotação. El contenido chistoso de la subversión trae reflexiones sobre el universo de la producción de sentido de la mercancia.

Palabras-clave: comunicacción; consume; micro-discurso; marca; subversión

Read on my shirt – Communication, consumer and subversion of meaning in absolute brands

Abstract: Article is about the production of meaning made by the micro discourse in advertisement: the name of the brand. The subverted messages displayed in shirts shows that the process of production of meaning of the name in the brand is unveiled when it differs from the deviation. It also differs in the most ideological dimension of the language, the connotation. With its humorous content, it brings out thoughts about the universe of the production de meaning of the products.

Keywords: communication; consumer; micro discourse; brand; subversion

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Carballido, ESPM - SP

Mestranda em Comunicação e Consumo PPGCOM- ESPM-SP. Membro do GP – “Comunicação, Discursos e Poéticas doConsumo” da ESPM-SP. Bolsista Capes/Prosup. Especializaçãoem Psicocriatividade - Universidad Autónoma de Barcelona.Graduações em Publicidade – Universidade Católica e em CiênciasSociais - UFBA. Redatora publicitária e professora.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

Carballido, I. (2013). LEIA NA MINHA CAMISA – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBVERSÃO DE SENTIDO DE MARCAS ABSOLUTAS. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X10888

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa em Publicidade