LEIA NA MINHA CAMISA – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBVERSÃO DE SENTIDO DE MARCAS ABSOLUTAS

Irene Carballido

Resumo


Artigo trata da produção de sentido feita pelo micro discurso da publicidade:o nome da marca. As mensagens subvertidas veiculadas em camisasmostram que o processo de produção de sentido do nome da marca é desvendadoquando destoa pela sintaxe do ready-made e do desvio. E destoa nadimensão mais ideológica da linguagem, a conotação. Com seu conteúdo bem-humorado a subversão de marcas traz reflexões sobre o universo da produçãosentido em torno da mercadoria.

Palavras-chave: comunicação; consume; micro-discurso; marca; subversão

Lea en mi camisa – Comunicación, consumo y subversión del sentido de las marcas absolutas

Resumen: El artículo és sobre la producción de sentido hecha por el micro-discurso de la publicidade: el nombre de la marca. Los mensagens subvertidos de las camisas enseñam que el processo de producción de sentido del nombre de la marca és desvendado pela sintaxe del ready-made y del desvio. Destoa en la dimensión más ideológica del linguage, la conotação. El contenido chistoso de la subversión trae reflexiones sobre el universo de la producción de sentido de la mercancia.

Palabras-clave: comunicacción; consume; micro-discurso; marca; subversión

Read on my shirt – Communication, consumer and subversion of meaning in absolute brands

Abstract: Article is about the production of meaning made by the micro discourse in advertisement: the name of the brand. The subverted messages displayed in shirts shows that the process of production of meaning of the name in the brand is unveiled when it differs from the deviation. It also differs in the most ideological dimension of the language, the connotation. With its humorous content, it brings out thoughts about the universe of the production de meaning of the products.

Keywords: communication; consumer; micro discourse; brand; subversion


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X10888



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.