Florística e contingente fitogeográfico da vegetação arbórea do Morro do Botucaraí, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198018007Palabras clave:
Biogeografia, Dendrologia, Ecologia de Paisagens, Euterpe edulis, Fluxos FlorísticosResumen
A pesquisa avalia a influência das rotas migratórias do elemento arbóreo na florística de um remanescenteda Floresta Estacional Subtropical em morro testemunho da região central do estado do Rio Grande doSul. A amostra consiste de transectos contínuos, quinze unidades amostrais de 10 x 50m, complementadapelo método do caminhamento aleatório. Na análise da vertente usaram-se as categorias topo, encosta-superior,meia-encosta, encosta-inferior e base, examinando-se, nestas, os processos geomorfológicos atuantes.Nas unidades amostrais registraram-se as árvores com circunferência à altura do peito igual ou maior a15,7cm, medido a 1,30m do nível do solo. Na análise da dissimilaridade usou-se o coeficiente de aglomeração(distância binária) e o agrupamento hierárquico (UPGMA). Obteve-se 1.196 árvores, 68 espécies, 56gêneros e 30 famílias botânicas. Observou-se o predomínio de indivíduos e espécies ocorrentes em toda aárea florestal do Estado, seguido por espécies limitadas ao extremo Noroeste (rios Paraná-Alto Uruguai) epor espécies limitadas à ala Leste (Torres até Santa Maria). Todavia, constatou-se uma diferença derepresentatividade do contingente fitogeográfico entre os segmentos de posição do relevo. Conclui-se que omorro possui heterogeneidade espacial que condiciona a florística e o contingente fitogeográfico. A vegetaçãoarbórea do Morro do Botucaraí representa, para a Floresta Estacional Subtropical, uma diluição daFloresta do Alto Uruguai, enriquecida com elementos da Floresta Ombrófila Densa e, sobretudo, da FlorestaOmbrófila Mista.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-05-14
Cómo citar
Fávero, A. A., & Longhi, S. J. (2015). Florística e contingente fitogeográfico da vegetação arbórea do Morro do Botucaraí, Rio Grande do Sul, Brasil. Balduinia, (48), 01–22. https://doi.org/10.5902/2358198018007
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).