Anatomia da madeira de dezesseis espécies de Euphorbiaceae lato sensu, com base na análise de agrupamento de caracteres anatômicos

Autores/as

  • Anelise Marta Siegloch
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidinei Rodrigues dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198013986

Palabras clave:

Anatomia da madeira, análise de agrupamento, Euphorbiaceae

Resumen

No presente estudo são analisadas dezesseis espécies de Euphorbiaceae lato sensu, nativas ou cultivadas no Rio Grande do Sul. Para o reconhecimento de grupos distintos foi realizada uma análise de agrupamento com o auxílio do software R, com base em matriz de dados binários dos caracteres anatômicos. No dendrograma observam-se dois grupos distintos: o primeiro, formado por Hieronyma alchorneoides, e o segundo pelas demais espécies estudadas. As espécies mais similares foram: Euphorbia pulcherrima e Euphorbia tirucalli; Sapium glandulosum e Sapium haematospermum; Croton dracunculoides e Croton pycnocephalus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Publicado

2014-05-23

Cómo citar

Siegloch, A. M., Marchiori, J. N. C., & dos Santos, S. R. (2014). Anatomia da madeira de dezesseis espécies de Euphorbiaceae lato sensu, com base na análise de agrupamento de caracteres anatômicos. Balduinia, (40), p. 09–17. https://doi.org/10.5902/2358198013986

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>