O uso da madeira nas Reduções Jesuítico-Guarani do Rio Grande do Sul. 12 – Análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198014109Palavras-chave:
Missões Jesuíticas, Anatomia da Madeira, Rio Grande do SulResumo
O uso da madeira nas Reduções Jesuítico-Guarani do Rio Grande do Sul é analisado com base em 10 amostras, constantes de publicações anteriores. Destas, cinco amostras são de ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus), três de cedro (Cedrela fissilis), uma de ipê-amarelo (Handroanthus pulcherrimus) e outra de pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). O estudo, incluindo amostras de esculturas religiosas e peças construtivas, demonstra um conhecimento surpreendente acerca do material utilizado, por terem sido escolhidas as melhores madeiras disponíveis na região, para os distintos usos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).