Estudos anatômicos em Rhamnaceae. Considerações taxonômicas, ecológicas e evolutivas

Autores

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014067

Palavras-chave:

Rhamanceae, Anatomia da Madeira, Anatomia Ecológica, Xilema, Taxonomia da Madeira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo o estudo do lenho de cinco Rhamnáceas nativas no Rio Grande do Sul, com vistas a identificar caracteres anatômicos de valor taxonômico, ecológico e evolutivo: Colletia paradoxa (Sprengel) Escalante, Discaria americana Gillies et Hooker, Gouania ulmifolia Hooker et Arnott, Rhamnus sphaerosperma Swartz, e Scutia buxifolia Reissek. Das características em comum, destacam-se: poros não exclusivamente solitários; placas de perfuração simples; pontoações intervasculares alternas; parênquima paratraqueal escasso e em séries não estratificadas; raios heterogêneos tipo II, não estratificados e não exclusivamente uniseriados; além de fibras não septadas, com pontoações simples na parede. Para a separação anatômica das espécies, mostraram-se importantes: o volume ocupado pelos diferentes tecidos na madeira; o arranjo e forma de poros; a presença de dimorfismo e de espessamentos espiralados em vasos; o tamanho de pontoações intervasculares; a presença de traqueídeos vasculares; o tipo e altura das séries de parênquima axial; a composição, largura e altura de raios; a espessura da parede de fibras; além da presença de cristais e de células perfuradas. Sob o ponto de vista anatômico, foram também reconhecidas características xeromórficas e evoluídas no lenho. A freqüência e diâmetro e poros, bem como o comprimento de elementos vasculares, estão aparentemente relacionados com o hábito de crescimento. É fornecida uma chave para a separação das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

25-05-2014

Como Citar

Santos, S. R. dos, & Marchiori, J. N. C. (2014). Estudos anatômicos em Rhamnaceae. Considerações taxonômicas, ecológicas e evolutivas. Balduinia, (16), p. 13–23. https://doi.org/10.5902/2358198014067

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>