COMUNICAÇÃO OMNICHANNEL: CONVERGINDO RELACIONAMENTOS E EXPERIÊNCIAS OFF-LINE E ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742678

Palavras-chave:

Omnichannel. Comunicação. Grupo Boticário.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a perspectiva omnichannel, aqui apropriada para pensar a comunicação como forma de garantir relacionamentos e experiências similares em todos os canais que uma organização dispõe. Metodologicamente, este texto parte de um breve estado da arte sobre a sociedade em rede e a ressignificação dos territórios mediados pelo digital; sobre as redes sociais digitais como propulsores da comunicação ubíqua e, ainda, como esses conceitos ajudam a compreender e exercitar a ideia de comunicação omnichannel. Desses conceitos, é apresentado um breve relato sobre as estratégias de comunicação omnichannel do Grupo Boticário, a partir da leitura de uma palestra realizada pelo seu diretor de e-commerce Guilherme Farinelli. Com essa articulação, é possível perceber como pode ser colocada em prática a comunicação omnichannel, e como ela se reflete nas relações entre marca e públicos.

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Biografia do Autor

Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), mestre em Comunicação e Indústria Criativa pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa), bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisa Comunicação Organizacional, Ambientes/Ecossistemas de Inovação e Indústria Criativa, sob a luz da Mídia Ecology e da teoria da Midiatização. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/CNPq) e do GPAC - Grupo de Pesquisa em Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (Unipampa/CNPq). Consultor Editorial do periódico Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Foi professor substituto no Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) e Relações Públicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente desenvolve cooperação técnica à Comunicação Estratégica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Trabalha com o desenvolvimento de novas metodologias para o planejamento de comunicação e relações públicas. Tem experiência em Design Thinking para comunicação, relações públicas e eventos; endomarketing; assessoria de relações públicas, comunicação organizacional, governamental e terceiro setor; produção de eventos corporativos; e comunicação digital.

Marcela Guimarães e Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa - PPGCIC, e do curso de Relações Públicas. Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais - GPAC. Coordenadora do Observatório Missioneiro das Atividades Criativas e Culturais - OMiCult. Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), especialista em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mestre e doutora em Extensão Rural também pela UFSM. Fez estágio de doutorado sanduíche com Bolsa CAPES - PDSE 16214-12-9, junto ao Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal e estágio de pós-doutoramento em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas junto ao CIC.DIGITAL - Center for research in communication, information and digital culture, da Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto - Portugal. 

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Publicado

11-09-2020

Como Citar

Fernandes, F. F., & e Silva, M. G. (2020). COMUNICAÇÃO OMNICHANNEL: CONVERGINDO RELACIONAMENTOS E EXPERIÊNCIAS OFF-LINE E ON-LINE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497742678

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa