O agendamento da estratégia nas páginas da revista Exame

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes PUCRS ESPM Sul FAPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778793

Palavras-chave:

Agenda-setting, Estratégia organizacional, Comunicação organizacional

Resumo

A partir da hipótese de agenda-setting, este trabalho investiga o enquadramento e o agendamento da temática da estratégia organizacional na revista Exame durante os anos de 2009 e 2010, explorando a relação entre a publicação e a prática da estratégia organizacional. Com base na análise textual discursiva são analisados os títulos e subtítulos de 22 matérias publicadas no período, identificadas em seções específicas, dedicadas à estratégia. A análise indica que a mídia especializada em negócios poderia estar influenciando a prática da estratégia ou o fazer estratégia nas organizações, reforçando a concepção tradicional de estratégia organizacional. O trabalho ainda indica uma perspectiva possível para investigações em comunicação organizacional: a análise dos discursos sobre a estratégia organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Márcio Laus Reis Gomes, PUCRS ESPM Sul FAPA

Doutorando em Comunicação Social na PUCRS. Bolsista CAPES. Mestre em Administração pela Unisinos. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Professor na ESPM Sul e na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).

Downloads

Publicado

23-08-2015

Como Citar

Gomes, V. M. L. R. (2015). O agendamento da estratégia nas páginas da revista Exame. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/217549778793

Edição

Seção

Artigos Livres