O agendamento da estratégia nas páginas da revista Exame

Authors

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes PUCRS ESPM Sul FAPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778793

Keywords:

Agenda-setting, Estratégia organizacional, Comunicação organizacional

Abstract

A partir da hipótese de agenda-setting, este trabalho investiga o enquadramento e o agendamento da temática da estratégia organizacional na revista Exame durante os anos de 2009 e 2010, explorando a relação entre a publicação e a prática da estratégia organizacional. Com base na análise textual discursiva são analisados os títulos e subtítulos de 22 matérias publicadas no período, identificadas em seções específicas, dedicadas à estratégia. A análise indica que a mídia especializada em negócios poderia estar influenciando a prática da estratégia ou o fazer estratégia nas organizações, reforçando a concepção tradicional de estratégia organizacional. O trabalho ainda indica uma perspectiva possível para investigações em comunicação organizacional: a análise dos discursos sobre a estratégia organizacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Victor Márcio Laus Reis Gomes, PUCRS ESPM Sul FAPA

Doutorando em Comunicação Social na PUCRS. Bolsista CAPES. Mestre em Administração pela Unisinos. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Professor na ESPM Sul e na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA).

Published

2015-08-23

How to Cite

Gomes, V. M. L. R. (2015). O agendamento da estratégia nas páginas da revista Exame. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 14(27). https://doi.org/10.5902/217549778793

Issue

Section

Free Articles