AS MULHERES DA CAPA: LEITURA DAS MUDANÇAS EDITORIAIS DA GQ MAGAZINE BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497765765Parole chiave:
revista masculina, capa de revista, feminino,Abstract
O artigo aciona os conceitos de revista e design editorial apresentados por Fátima Ali (2009), Marília Scalzo (2004) e Yolanda Zappaterra (2014), e o aparato metodológico da análise de imagens de Martine Joly (1996), para investigar a representação da mulher nas capas da revista masculina GQ Magazine Brasil em uma leitura diacrônica de sua linha editorial. As estruturas visuais significantes são relacionadas às transformações sócio-culturais do pensamento sobre o feminino, tendo por base Judith Butler (1999) e Gilles Lipovetisky (1997), bem como à emergência do debate feminista na sociedade brasileira. Como resultado é perceptível a mudança de posicionamento da publicação, a qual sinaliza a necessária busca por uma representação mais igualitária de gênero e uma provável releitura de seu próprio público-alvo.
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- 2022-04-21 (3)
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