A Prática Comunicacional dos Blogs: Contribuições da Comunicação para a Educação Contemporânea
Mots-clés :
blog, comunicação digital, educaçãoRésumé
As temáticas abordadas pelo sistema de comunicação dos blogs são múltiplas, (políticas, moda, turismo, música, cultura, educação). Na Educação, os blogs, têm sido adotados desde meados dos anos 2000. Nesse sentido, o objetivo é delinear mais profundamente a comunicação e a sua interface com a educação. Para tanto, observamos como os blogs podem reorientar caminhos da aprendizagem, contribuindo como prática comunicacional para a educação contemporânea.
Téléchargements
Références
ASSMANN, H. Reencantar a Educação – rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
BARBOSA FILHO, A; CASTRO, C. Comunicação digital: Educação, Tecnologia e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008.
BAUMGARTNER, P. The Zem Art of Teaching. Communication and Intereactions in Educaction. Proceedings of the Internacional Workshop ICL2004, Austria, OCTUBRE, 2004.
, L. JARAMILLO, O. Los desafios de la educaión superior em la sociedad de la información. In. MELO, J. M. et al (Orgs.). Sociedade do Conhecimento: aportes latino-amaricanos. São Bernardo do Campo, Umesp, Cátedra da Unesco, 2005.
CASTTELLS, M. A galáxia da internet. Jorge Zahar Editora: Rio de Janeiro, 2003.
CITELLI, A. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo: SENAC, 2000.
_____________ . Comunicação e Educação: Aproximações. In: BACCEGA, M. A. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
DEMO, P. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional. V.34, n.2, maio/agosto, SENAC Ed. Rio de Janeiro: 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MARTÍN-BARBERO, J. M. Heredando el Futuro. Pensar la Educación desde la Comunicación. In: Nómadas. Boggotá, septiembre de 1996, n 5.
MATTELART, A. e MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MEC. Documento Mídia e Educação. Brasília, 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Corteza, 2001.
QUADROS, C. I. A Participação do público no webjornalismo. Revista E-compós, v. 4, 2005.
SANTOS, A. Princípios Orientadores para Reecantar a Educação. Curitiba, PR: EBEC, 2009.
SOARES, I. de O. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato: Revista Brasileira de Comunicação, Educação e Arte. Brasília: UNB, ano 1, n. 2, 1999.
_________________ . Metodologias da Educação para Comunicação e Gestão Comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, M. A. (Org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
_________________.Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. In: BACCEGA, M. A. (Org.) Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP/Salesiana, n.23, jan./abr., 2002.
_________________. A Educomunicação e suas áreas de intervenção. Educom./TV, tópico 1, ECA/USP, 2002. Disponível em: [http://www.educomtv.see.inf.br/]. Acesso em 10 de nov. 2008.
TÔNUS M. Interação do Processo de Aprendizagem em Comunicação Social. In: PRIMO, A.(Orgs.). Comunicação e Interações. Livro da COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


