Comunicação e Mídia na Teoria Crítica: algumas considerações
DOI :
https://doi.org/10.5902/217549777096Mots-clés :
teoria crítica, comunicação, mídia.Résumé
Este trabalho reflete sobre a comunicação a partir de uma tradição baseada na teoria crítica, na qual estudar a comunicação e os fenômenos midiáticos pressupõe pensar a expansão da produção capitalista de mercadorias com a dilatação da cultura de consumo gerada no seio da sociedade de imagens e da técnica. Para tanto, apresentou-se as reflexões da Escola de Frankfurt sobre a indústria cultural; Guy Debord, com a sua crítica à sociedade do espetáculo; do valor-signo aos simulacros de Jean Baudrillard; além da relação entre consumo e pós-modernidade em Frederic Jameson, finalizando com os questionamentos de Lucien Sfez acerca da crítica à comunicação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.