PROPOSTA DE UM MODELO DE LITERACIA PARA AS NOVAS ENUNCIAÇÕES PUBLICITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497740462Palavras-chave:
Publicidade Expandida. Literacia Publicitária. Planos de LeituraResumo
Os modos de enunciação e circulação de mensagens do discurso publicitário nas culturas transmidiáticas, compartilhadas e interativas, nos fazem refletir nos seus novos formatos e na ampliação de suas possíveis leituras. Daí o surgimento de um novo léxico, — branding, lovemarks, clusters, pontos de contato, e o simultâneo desenvolvimento de conceitos como Hiperpublicidade, Publicidade Híbrida, Ciberpublicidade, Publicidade Pervasiva e Publicidade Expandida. A partir desse último, o artigo propõe um modelo para análise teórica-metodológica da publicidade, embasando-se nas reflexões de planos de leitura de Stuart Hall (1997) e de literacia publicitária ou leitura crítica da publicidade de Nando Malmelin (2010). O objetivo é favorecer a leitura contra hegemônica das mensagens e campanhas publicitárias. Acredita-se que a mudança de perfil da recepção, que pode se tornar mais crítica, venha a promover, a médio ou longo prazo, o desenvolvimento de novas propostas do fazer publicitário.
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