PROPOSTA DE UM MODELO DE LITERACIA PARA AS NOVAS ENUNCIAÇÕES PUBLICITÁRIAS

Autores

  • Monica Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patricia Burrowes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucimara Rett Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740462

Palavras-chave:

Publicidade Expandida. Literacia Publicitária. Planos de Leitura

Resumo

Os modos de enunciação e circulação de mensagens do discurso publicitário nas culturas transmidiáticas, compartilhadas e interativas, nos fazem refletir nos seus novos formatos e na ampliação de suas possíveis leituras. Daí o surgimento de um novo léxico, — branding, lovemarks, clusters, pontos de contato, e o simultâneo desenvolvimento de conceitos como Hiperpublicidade, Publicidade Híbrida, Ciberpublicidade, Publicidade Pervasiva e Publicidade Expandida. A partir desse último, o artigo propõe um modelo para análise teórica-metodológica da publicidade, embasando-se nas reflexões de planos de leitura de Stuart Hall (1997) e de literacia publicitária ou leitura crítica da publicidade de Nando Malmelin (2010). O objetivo é favorecer a leitura contra hegemônica das mensagens e campanhas publicitárias. Acredita-se que a mudança de perfil da recepção, que pode se tornar mais crítica, venha a promover, a médio ou longo prazo, o desenvolvimento de novas propostas do fazer publicitário.

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Biografia do Autor

Monica Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, e do programa PPG - EICOS - IP - UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Honorary Research Associate no Departamento de Antropologia da University College London ( UCL) - 2014/2015. Trabalha na linha de pesquisa: mídia e mediações socioculturais, antropologia digital e publicidade expandida. Coordenadora do grupo de pesquisa no CNPQ Mediatio, pesquisador do CIEC -associado ao PPGCOM ECO _ UFRJ.

Patricia Burrowes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem doutorado e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Atualmente é profa. associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, publicidade e propaganda, subjetividade, criatividade e teoria da comunicação.

Lucimara Rett, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Lucimara Rett participou da implantação da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, SP, e trabalhou por 12 anos nas áreas técnica e comercial desse veículo. Também atuou por 10 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação em comunicação de instituições particulares da sua região e de outros estados. Hoje é Professora Associada DE no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Suas principais áreas de pesquisa são publicidade, convergência das mídias e tendências em publicidade, cidades e comunicação, regionalização e desenvolvimento do mercado publicitário e Folkcomunicação com foco em Folkmarketing. É integrante dos grupos de pesquisa Rec - Retórica do Consumo (UFF) e CIEC - Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (UFRJ), bem como sócia da Intercom, Rede Folkcom e ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.

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Publicado

11-09-2020

Como Citar

Machado, M., Burrowes, P., & Rett, L. (2020). PROPOSTA DE UM MODELO DE LITERACIA PARA AS NOVAS ENUNCIAÇÕES PUBLICITÁRIAS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497740462

Edição

Seção

Artigos Livres