Comunicação e Mídia na Teoria Crítica: algumas considerações

Autores/as

  • Tarcyanie Santos Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Universidade de Sorocaba
  • Paulo Celso Silva Universidade de Socrocaba

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777096

Palabras clave:

teoria crítica, comunicação, mídia.

Resumen

Este trabalho reflete sobre a comunicação a partir de uma tradição baseada na teoria crítica, na qual estudar a comunicação e os fenômenos midiáticos pressupõe pensar a expansão da produção capitalista de mercadorias com a dilatação da cultura de consumo gerada no seio da sociedade de imagens e da técnica. Para tanto, apresentou-se as reflexões da Escola de Frankfurt sobre a indústria cultural; Guy Debord, com a sua crítica à sociedade do espetáculo; do valor-signo aos simulacros de Jean Baudrillard; além da relação entre consumo e pós-modernidade em Frederic Jameson, finalizando com os questionamentos de Lucien Sfez acerca da crítica à comunicação.

 

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Biografía del autor/a

Paulo Celso Silva, Universidade de Socrocaba

Professor Titular do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Santos, T., & Celso Silva, P. (2012). Comunicação e Mídia na Teoria Crítica: algumas considerações. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777096

Número

Sección

Artigos Livres