As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497767203

Palavras-chave:

LGBTQIA , Publicidade, pandemia.

Resumo

O artigo propõe identificar as representações LGBTQIA+ na publicidade em TV aberta durante a pandemia de Covid-19. A partir de referências sobre o impacto da pandemia e os desafios econômicos, as desigualdades sociais, incluindo marcadores de identidade de gênero e de orientação sexual, apresenta-se recorte da publicidade ao representar a diversidade. A leitura das representações, a partir de conjunto de instituições e atores sociais, no contexto das assimetrias de identidades sexual e de gênero em disputa com hegemonia heteronormativa, orienta a análise de peças publicitárias que abordam as minorias em oito comerciais veiculados em TV aberta de julho de 2020 até julho de 2021. A publicidade não coaduna a pauta da pandemia com os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+, demonstrando deficiência de trazer as peculiaridades de vivências e dificuldades desse público.

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Biografia do Autor

André Iribure Rodrigues, Fabico/UFRGS

Professor Associado da Fabico/UFRGS, graduação em Comunicação Social – habilitação publicidade e propaganda, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS com doutorado-sanduíche no PPGCOM/UFRJ. Secretário de Comunicação UFRGS 2016/2020, Coordenador Comunicação Aliança para Inovação - UFRGS/PUCRS/Unisinos - 2018/2020, Coordenador Comunicação Pacto Alegre – Aliança e PMPA desde 2018, Chefe do Departamento de Comunicação – 2009/2012, Vice-diretor 2012/2016 - Fabico-UFRGS. Pesquisa nas áreas de história, gênero, sexualidade, comunicação estratégica e publicidade. Coordenador da pesquisa Entre as Representações e as Repercussões LGBTQIA+: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na Rede Social – Fabico/UFRGS, apoio CNPq. Participante da pesquisa Ciudades Imaginadas en la era digital Latinoamérica: POA Imaginada Digital. 

Áreas interesse: publicidade e propaganda; comunicação social; gênero e sexualidade.

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Rodrigues, A. I. (2022). As representações LGBTQIA+ na publicidade televisiva em tempos de pandemia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497767203

Edição

Seção

Artigos Livres