Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?

Auteurs-es

  • Luciano Klöckner PUC-RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549772370

Résumé

A Análise Retórica (AR) é utilizada mais em estudos da área da comunicação ligados a Publicidade e Propaganda, e a Relações Públicas, mas as pesquisas com objetos jornalísticos não parecem ocorrer com freqüência. Quais seriam as razões deste quase abandono da AR pelo Jornalismo? Talvez o distanciamento da Retórica se explique pela associação única com as figuras de linguagem, isto é, o floreio verbal aplicado em alguns discursos vazios. Ou ainda à falta de conteúdo nas mensagens retóricas. Em vista das possibilidades referidas, pretende-se refletir sobre a questão e, ao mesmo tempo, apresentar proposições para que os pesquisadores do jornalismo lancem mão da Retórica na análise dos discursos, visando a averiguar a presença da persuasão e da argumentação nas mensagens divulgadas no jornal, no rádio, na televisão, na internet e nas demais mídias sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luciano Klöckner, PUC-RS

Téléchargements

Publié-e

2010-12-12

Comment citer

Klöckner, L. (2010). Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 9(17). https://doi.org/10.5902/217549772370

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Comunicação e Linguagem