Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?

Autores/as

  • Luciano Klöckner PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549772370

Resumen

A Análise Retórica (AR) é utilizada mais em estudos da área da comunicação ligados a Publicidade e Propaganda, e a Relações Públicas, mas as pesquisas com objetos jornalísticos não parecem ocorrer com freqüência. Quais seriam as razões deste quase abandono da AR pelo Jornalismo? Talvez o distanciamento da Retórica se explique pela associação única com as figuras de linguagem, isto é, o floreio verbal aplicado em alguns discursos vazios. Ou ainda à falta de conteúdo nas mensagens retóricas. Em vista das possibilidades referidas, pretende-se refletir sobre a questão e, ao mesmo tempo, apresentar proposições para que os pesquisadores do jornalismo lancem mão da Retórica na análise dos discursos, visando a averiguar a presença da persuasão e da argumentação nas mensagens divulgadas no jornal, no rádio, na televisão, na internet e nas demais mídias sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Klöckner, PUC-RS

Publicado

2010-12-12

Cómo citar

Klöckner, L. (2010). Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 9(17). https://doi.org/10.5902/217549772370

Número

Sección

Dossiê Temático: Comunicação e Linguagem