Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?

Authors

  • Luciano Klöckner PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549772370

Abstract

A Análise Retórica (AR) é utilizada mais em estudos da área da comunicação ligados a Publicidade e Propaganda, e a Relações Públicas, mas as pesquisas com objetos jornalísticos não parecem ocorrer com freqüência. Quais seriam as razões deste quase abandono da AR pelo Jornalismo? Talvez o distanciamento da Retórica se explique pela associação única com as figuras de linguagem, isto é, o floreio verbal aplicado em alguns discursos vazios. Ou ainda à falta de conteúdo nas mensagens retóricas. Em vista das possibilidades referidas, pretende-se refletir sobre a questão e, ao mesmo tempo, apresentar proposições para que os pesquisadores do jornalismo lancem mão da Retórica na análise dos discursos, visando a averiguar a presença da persuasão e da argumentação nas mensagens divulgadas no jornal, no rádio, na televisão, na internet e nas demais mídias sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciano Klöckner, PUC-RS

Published

2010-12-12

How to Cite

Klöckner, L. (2010). Por que empregar a Análise Retórica no Jornalismo?. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 9(17). https://doi.org/10.5902/217549772370

Issue

Section

Thematic Dossier: Communication and Language