Redes sociais e identidade nacional: a força de um gesto

Auteurs-es

  • Paulo Henrique Soares de Almeida Universidade de Brasília
  • Celia Maria Ladeira Mota Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497716729

Mots-clés :

identidade nacional, representações, redes sociais, racismo, antropofagia

Résumé

Este artigo analisa o episódio que ocorreu com o jogador brasileiro Daniel Alves, que durante uma partida do seu time, o Barcelona, em 27 de abril de 2014, recebeu uma banana atirada a ele por um torcedor do Villarreal. Surpreendeu, porém, a resposta de Daniel Alves, que pegou a banana e comeu. O gesto gerou um movimento nas redes sociais e a campanha com a hashtag “somos todos macacos”, publicada no Instagram, provocou no Brasil uma discussão sobre a representação da identidade brasileira e crítica ao racismo.  Neste estudo, examinamos as reações provocadas pelo episódio tendo como base o conceito de representações sociais tal como destacado por Moscovici (2011) e metodologia da hermenêutica de profundidade, conforme proposta por Thompson (1995). O episódio em análise se insere também na proposta do movimento antropofágico, defendido pelo escritor Oswald de Andrade (1928), que se tornou o documento do modernismo brasileiro.  Com o objetivo de repensar a dependência cultural brasileira, o movimento antropofágico ironizava a submissão do Brasil aos países desenvolvidos e propunha a deglutição ou o processamento da cultura estrangeira e não apenas a imitação do que vem de fora.

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Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Henrique Soares de Almeida, Universidade de Brasília

Paulo Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Pesquisador da linha Jornalismo e Sociedade.

Celia Maria Ladeira Mota, Universidade de Brasília

Celia Maria Ladeira Mota é doutora em Comunicação, pesquisadora associada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É também pesquisadora do Núcleo de Mídia e Política (NEMP), da UnB. [cladmota@gmail.com].

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Publié-e

2015-12-22

Comment citer

Almeida, P. H. S. de, & Mota, C. M. L. (2015). Redes sociais e identidade nacional: a força de um gesto. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/2175497716729

Numéro

Rubrique

Edição Completa